UniCatólica e Lajeado coletam sangue em cães para testes rápidos

Entre as zoonoses mais incidentes na saúde pública está a Leishmaniose, mais conhecida como Calazar, causada por um parasita e transmitida aos animais pelo mosquito-palha. Dados sobre a transmissão da doença aos seres humanos no Tocantins, de acordo com notificações do Sistema Único de Saúde (SUS), apresentam que entre 2001 e 2019 foram registrados 5.316 casos, sendo 89,3% identificados em região urbana, dos quais 5,4% evoluíram para óbito.

No ciclo urbano de transmissão, os cães são considerados os principais alvos do parasita. E para avaliar a situação epidemiológica da Leishmaniose em Lajeado, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), a Prefeitura e a Secretaria de Saúde do município promovem uma ação de coletas de amostras de sangue gratuitas em animais nas residências da cidade nesta quinta-feira, 21, para a realização de testes rápidos e diagnóstico da doença. A iniciativa contará com o acompanhamento dos agentes de saúde locais, docentes e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Instituição e demais profissionais da saúde.

A professora do UniCatólica, doutora Simone Vieira Castro, comenta a necessidade da realização desse tipo de ação. “A Leishmaniose é uma doença grave que pode levar a pessoa a óbito. Como o cão é considerado o principal reservatório do agente causador da doença nas áreas urbanas, essas ações de identificar os animais acometidos é de grande importância para ajudar no controle de disseminação. A partir desse levantamento é possível orientar medidas de ação visando promover a saúde pública”, pontua a docente.

Segundo o médico veterinário de Lajeado, Severino Paulo Neto, a iniciativa é fundamental aos envolvidos, principalmente aos acadêmicos. “Vamos executar as coletas em parceria com curso de Medicina Veterinária do UniCatólica e com essa ação, os alunos poderão vivenciar um pouco da rotina do trabalho do médico veterinário e seu papel na saúde pública e quem sabe assim, abrirmos portas para futuros estagiários que desejem trabalhar nesse eixo da Medicina Veterinária”, explica Severino.

Publicado por Kezia Noá

30 abril 2024
Inscrições abertas para competição de ponte de palito de picolé
30 abril 2024