mar

UniCatólica viabiliza parceria com Prefeitura de Miracema

A visita desta quarta-feira, 01, foi em Miracema. O Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) planeja firmar um termo de cooperação técnica com a Prefeitura da cidade que vai promover mais um campo de atuação para a extensão universitária dos estudantes e docentes. O momento serviu para entender as principais necessidades do município e como a Instituição pode atender as demandas.

Na oportunidade estiveram presentes a pró-reitora acadêmica, professora mestre Mariana Lacerda, a coordenadora do Laboratório de Soluções Inteligentes e Sustentáveis (LabSIS), professora doutora Ila Mello Cardoso, o coordenador das Engenharias, professor mestre João Carlos Sarri Júnior, a coordenadora de Medicina Veterinária, professora mestre Juliana Pieroni e a coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, professora mestre Lidiane dos Santos que foram recebidos pela prefeita de Miracema Camila Fernandes, secretários e engenheiros da pasta e representantes do Sebrae Tocantins.

Em sua fala, a pró-reitora acadêmica explicou como a cooperação técnica pode beneficiar a população da cidade. “É um prazer para o UniCatólica estar aqui no município e uma felicidade em saber que vamos poder também desenvolver um trabalho com os nossos estudantes e docentes, atendendo as principais demandas do município. Seguimos um viés de agregar valores para as pessoas, habilidades e competências capazes de gerar transformação à sociedade, então projetos como este viabilizam essa proposta”, disse Mariana.

A ideia é que a cooperação comece focada no desenvolvimento econômico, principalmente na urbanização do Circuito do Ponto de Apoio da Cidade. Nos próximos dias a Instituição juntamente com a Prefeitura devem formalizar a parceria por meio de uma Audiência Pública.

A prefeita de Miracema, Camila Fernandes, parabenizou a Instituição pela iniciativa concordando com a ideia da uma parceria. “Eu tenho total certeza que esse projeto já deu certo, quando soubemos dessa junção de forças para melhorar o município de Miracema, não pensamos duas vezes, e a partir disso já encaminhamos a minuta da parceria, inclusive hoje, o UniCatólica já nos abriu uma nova vertente e vimos que vocês podem nos ajudar, então creio que não somente na parte da engenharia, do turismo, do desenvolvimento econômico, mas em outras áreas também teremos sucesso”, ponderou.

Parcerias

Entre 2021 e 2022, o UniCatólia apresentou 10 projetos a Lajeado por meio da parceria firmada, entre eles: a recuperação da área de unidade de triagem e compostagem do município, proposta revitalização da Praia do Segredo com cobertura e pintura do estacionamento e restaurante, proposta de paisagismo no Balneário Ilha Verde, formação técnica sobre empreendedorismo para comerciantes e produtores rurais locais e ações de coleta de sangue e castrações de cães da cidade, a situação fundiária do município, um programa de reciclagem, a infraestrutura do Parque Industrial, um plano de educação permanente em saúde, um viveiro para produção de mudas e um levantamento topográfico.

Além dessa parceria, o UniCatólica possui termo de cooperação técnica firmado com a Prefeitura de Palmas, por meio do Projeto Germinar, da Fundação Municipal do Meio Ambiente, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (APAE-PALMAS), Casa do Empreendedor, entre outras instituições e órgãos.

Publicado por Kezia Noá

22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes
19 julho 2024