UniCatólica promove evento sobre Direitos da Pessoa com Deficiência

Na noite da última quinta-feira, 26 de setembro, o Centro Universitário Católica do Tocantins, por meio do Núcleo de Acessibilidade promoveu uma mesa redonda sobre a acessibilidade, com o tema “Luta e consciência: Direitos das pessoas com deficiência”, no auditório da unidade I.

A Defensoria Pública, representada pela servidora Liz Marina Régis, do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos, falou que “a Defensoria tem um importante papel na garantia do direito da pessoa com deficiência. Atua não só em ações individuais, como também em ações coletivas, e também participa da construção das políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência”, explica. Ainda de acordo com Liz, “trazer essa mesa redonda para o UniCatólica é importante para que as pessoas possam também observar a estrutura da instituição, é uma das poucas instituições que visitamos que é acessível, para que os beneficiários do tema consigam visualizar essa estrutura e se sintam num espaço acolhido”, comenta.

A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Maisa Basílio, fala que “o evento foi importante para discutirmos sobre a acessibilidade das pessoas com deficiência. É importante saber que qualquer um deles podem chegar em qualquer lugar, até mesmo em uma faculdade. É interessante frisar a dificuldade que uma instituição de ensino tem em acolher alunos especiais, e muitas vezes, essa causa atrai preconceito, então discutir esse tema dentro da acadêmia, tendo os acadêmicos como ouvintes, é uma grande vitória para nós”, fala.

Para o acadêmico do 7º período de Sistemas de Informação, Willian Ramos, “ter a oportunidade de conhecer o tema é de suma importância, pois ajuda-nos a compreender a realidade pessoas com algum tipo de deficiência e que enfrentam desafios diários. Muitas vezes, nós acadêmicos, não paramos para refletir sobre essa condição e também sobre os problemas relacionados a inclusão de todas as pessoas. Vale a reflexão”, comentou Willian.

Para finalizar a mesa redonda, o professor da instituição, e organizador do evento, Pablo Regis, trouxe ao palco Vitor Basílio, pessoa com deficiência múltipla e o entrevistou. O professor fez algumas perguntas relacionadas ao cotidiano dele, emocionando todos os que estavam presentes.

O coordenador do Núcleo de Acessibilidade do Unicatólica, Pablo Regis, falou sobre o compromisso da instituição com a acessibilidade. “Promover a formação integral do cidadão envolve também a adaptação de espaços, métodos, procedimentos e atitudes para que nossos acadêmicos possam viver a diversidade humana como elemento antropológico e não hierarquizador ou adjetivador de sua pessoa. A acessibilidade é, portanto, uma condição de existir sem barreiras, que a cada dia se fortalece no nosso meio”, finaliza.

Participaram da mesa: A secretária da Secretaria de Desenvolvimento Social, Valquiria Resende; a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Aparecida Guedes; o vice-presidente da Associação dos Deficientes Visuais do Tocantins – Adveto, Jarbas da Silva Dias; a colaboradora da Defensoria Pública, Liz Marina Régis; o advogado e deficiente auditivo, Jaires Moreira; e a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Maisa Basílio.

Publicado por carla adriana

30 abril 2024
Inscrições abertas para competição de ponte de palito de picolé
30 abril 2024