ago

UniCatólica entrega placa de parceria para a APAE-TO

No último sábado, 22, durante a cerimônia de abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) entregou a placa de parceria à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (APAE-TO). Foi realizado um Culto Ecumênico e Ação de Graça para membros, familiares e convidados.

Na ocasião representando a instituição estiveram presentes a pró-reitora acadêmica do UniCatólica, professora mestra Mariana Lacerda Barbosa, a coordenadora do Laboratório de Soluções Inteligentes e Sustentáveis (LabSIS), professora doutora Ila Raquel Mello Cardoso, a responsável pelo projeto da horta na APAE, professora mestra Chryss Ferreira Macedo e estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil que fizeram parte deste projeto.

A parceira inicial do UniCatólica com a APAE foi firmada para a implantação da horta e organização da Biblioteca. Para a implantação da horta participaram acadêmicos de todos os cursos, por meio da disciplina optativa de Educação Ambiental e Sustentabilidade. Durante o projeto foi trabalhado a integração dos cursos, acessibilidade ao outro e ao diferente e a convivência com os alunos da APAE, o projeto levou cerca de um mês e meio para ser finalizado, desde a concepção, execução e a finalização com a plantação e cultivo de ervas medicinais e hortaliças para o consumo diário. Desde o final do ano passado já são realizadas a colheita de couve, alface, tomate cereja, maracujá e cebolinha.

A professora Chryss Macedo, responsável pelo projeto, afirmou a importância da implantação da horta na APAE. “Trabalhar a integração dos cursos e dos alunos, foi um trabalho longo e de integração do próprio grupo por serem pessoas de áreas diferentes e com opiniões divergentes, houve muita troca, uns ensinando suas habilidades aos outros, mas principalmente deve-se destacar o grande ganho humano de sensibilização e empatia do grupo”, frisou. Destacou ainda que o projeto continua e já irão marcar o retorno com a nova turma da Educação Ambiental e Sustentabilidade para que realizem a limpeza, adubação foleada e por cobertura e a inserção de novas espécies para temperos.

Durante seu discurso a pró-reitora acadêmica, professora mestra Mariana Lacerda Barbosa, destacou que “é um grande presente para o UniCatólica fazer com que os estudantes tenham o contato com esta grande oportunidade. Na instituição temos um desenho do ecossistema educativo que traz como produto final de todo o processo a formação de pessoas e de valor para que elas percebam sobre a atuação profissional delas no mundo. Trazer hoje essa placa para simbolizar a nossa parceria e a intenção é que ela fique afixada em algum lugar aqui na APAE para lembrarmos sempre um do outro. Nossa ideia e termos acadêmicos sempre aqui por meio dos nossos projetos e programas de extensão”, disse Mariana, que finalizou parabenizando a todos envolvidos nessa parceria, reafirmando que esse é realmente um trabalho que emociona e transforma.

Publicado por Rebeca Oliveira

01 julho 2024