UniCatólica e IFTO concluem projeto de incrustação de insetos

Uma parceria firmada entre o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) concluiu o projeto “Guia Prático em Audiovisual para Incrustação de Insetos para Coleções Didáticas” na última quinta-feira, 08, com a divulgação final do trabalho na plataforma do YouTube. Confira aqui.

A iniciativa, que começou em março deste ano, foi desenvolvida com o objetivo de produzir materiais didáticos em audiovisual com técnicas para produção de coleções didáticas de insetos a partir da incrustação em resina de poliéster, tornando as aulas práticas mais produtivas, ampliando a compreensão de conhecimentos específicos sobre a ecologia desses animais.

O projeto coordenado pelo professor do IFTO, Pablo Marquinho Pessoa Pinheiro, contou com a colaboração da professora mestra e coordenadora do Observatório de Ecologia Integral e do Programa de Educação Ambiental do UniCatólica, Chryss Ferreira Macedo, e dos alunos bolsistas Jordana Louise Carvalhos dos Santos, Maria Eduarda Lima Teixeira Sanches e Matheus Ilha Fonseca.

A professora Chryss Ferreira Macedo explica a importância do desenvolvimento do trabalho para aprimorar o conhecimento dos estudantes. “A partir do momento em que os alunos entraram neste projeto, conseguiram perceber o processo de reação e a importância tanto da utilização dessas peças produzidas por eles, quanto a elaboração do material audiovisual para a divulgação dessa técnica que pode vir a ser utilizada tanto no Tocantins, quanto no Brasil e ser ampliada também para o ensino superior”, afirma.

Segundo o professor Pablo Marquinho é essencial as parcerias entre as instituições de ensino. “Esse projeto aconteceu em virtude de interesse convergentes de duas instituições de ensino que buscam a prática cientifica como cerne de suas propostas pedagógicas. Acredito que projetos desenvolvidos em parcerias interinstitucionais conseguem atender um número maior de objetivos, pois a troca de diferentes vivências fortalece o aprendizado”, pondera.

A experiência

Confira depoimentos de alguns participantes:

“Primeiramente eu queria agradecer por ter sido convidado e dizer que eu realmente gostei muito, pois esse projeto se tratou de um assunto que confesso nunca ter parado para reparar, e poder trabalhar vendo os insetos de perto com profissionais que entendem do assunto é bem mais interessante”,

Matheus Ilha Fonseca, bolsista do projeto.

“Muito gratificante poder fazer parte desse projeto, pois foram muitas coisas novas, meu primeiro contato com o que estávamos trabalhando e inclusive a minha parte foi a prática, o que ajudou muito mais, entre tirar medidas dos insetos, trabalhar com resina, catalisador, a mistura e fazer moldes de papelão, caixas de leite, então foi bem introduzido. E sobre o aproveitamento, além de estar vindo e aprendendo, eu tive a oportunidade de colocar em prática e foi uma experiencia incrível, vale à pena! Só tenho a agradecer pela oportunidade de ter participado.”

– Maria Eduarda Lima Teixeira Sanches

Publicado por Kezia Noá