2023
dez
15
Institucional

UniCatólica e AR Inovações Tecnológicas: Parceria no uso de AIoT

Na quarta-feira,13 de dezembro, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) celebrou a assinatura de um contrato marcante com a AR Inovações Tecnológicas. Esta colaboração estratégica visa transformar o panorama da pecuária ao introduzir o monitoramento em tempo real da saúde do gado por meio da fusão de tecnologias AIoT (Inteligência Artificial das Coisas).

O objetivo é permitir que os acadêmicos dos cursos de agrárias, Medicina Veterinária e Zootecnia, obtenham uma visão instantânea e precisa da condição de saúde de rebanhos, o que se traduzirá em benefícios notáveis para a gestão eficiente da criação de gado. Alex Martins, Sócio Fundador e Conselheiro em Inovações AIoT e Parcerias, compartilha entusiasmado sobre essa inovação. “Nos cursos de agrárias, irá ajudar os estudantes a entender a predição na análise do gado. O sensor será posicionado junto ao gado para analisar diversos parâmetros de sua saída. Então, a partir desses parâmetros, eles poderão analisar de forma antecipada, trazendo um benefício mais amplo.”, explica Alex.

Alex Martins, sócio fundador e conselheiro em inovações AIoT e Parcerias, e a reitora do UniCatólica, Dra. Andrea Borim, durante a assinatura do contrato.

A tecnologia permite a detecção precoce de doenças, otimização do manejo, redução de custos e o aumento da eficiência reprodutiva, o que irá beneficiar os cursos de agrárias da instituição. Para a coordenadora do curso de Zootecnia, Professora Mestre Kedma Nayra, o uso da AIoT irá beneficiar não apenas a indústria, mas também a formação dos futuros profissionais do setor. “A aproximação dos acadêmicos na pesquisa científica, voltada para o avanço tecnológico contribui de forma significativa para o desenvolvimento de habilidades críticas, pensamento analítico nas tomadas de decisões na resolução de problemas, preparando os para desafios futuros, possibilitará em sua formação o desenvolvimento de práticas mais eficientes e sustentáveis na produção animal, o que incluem a otimização da alimentação, manejo geral e aprimoramento das condições e bem estar animal.”, explica a docente.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Juliana Pieroni, destaca que a parceria irá proporcionar aos estudantes de ciências agrárias a oportunidade de acompanhar de perto um projeto de pesquisa inovador e altamente tecnológico conduzido na Fazenda Bom Gado, localizada em Luzimangues, distrito de Porto Nacional, com o apoio da egressa do curso de Zootecnia do UniCatólica e proprietária da fazenda, Layla Vilela.

 

Publicado por Lorenna Costa

Notícias Recentes

16 fevereiro 2024
UniCatólica abre vagas para Programa de Mentoria
15 fevereiro 2024
Programa de aprimoramento oferta bolsa de pós-graduação
06 fevereiro 2024
Inscrições abertas para o Banco de Atores do curso de Psicologia