dez

UniCatólica e AR Inovações Tecnológicas: Parceria no uso de AIoT

Na quarta-feira,13 de dezembro, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) celebrou a assinatura de um contrato marcante com a AR Inovações Tecnológicas. Esta colaboração estratégica visa transformar o panorama da pecuária ao introduzir o monitoramento em tempo real da saúde do gado por meio da fusão de tecnologias AIoT (Inteligência Artificial das Coisas).

O objetivo é permitir que os acadêmicos dos cursos de agrárias, Medicina Veterinária e Zootecnia, obtenham uma visão instantânea e precisa da condição de saúde de rebanhos, o que se traduzirá em benefícios notáveis para a gestão eficiente da criação de gado. Alex Martins, Sócio Fundador e Conselheiro em Inovações AIoT e Parcerias, compartilha entusiasmado sobre essa inovação. “Nos cursos de agrárias, irá ajudar os estudantes a entender a predição na análise do gado. O sensor será posicionado junto ao gado para analisar diversos parâmetros de sua saída. Então, a partir desses parâmetros, eles poderão analisar de forma antecipada, trazendo um benefício mais amplo.”, explica Alex.

Alex Martins, sócio fundador e conselheiro em inovações AIoT e Parcerias, e a reitora do UniCatólica, Dra. Andrea Borim, durante a assinatura do contrato.

A tecnologia permite a detecção precoce de doenças, otimização do manejo, redução de custos e o aumento da eficiência reprodutiva, o que irá beneficiar os cursos de agrárias da instituição. Para a coordenadora do curso de Zootecnia, Professora Mestre Kedma Nayra, o uso da AIoT irá beneficiar não apenas a indústria, mas também a formação dos futuros profissionais do setor. “A aproximação dos acadêmicos na pesquisa científica, voltada para o avanço tecnológico contribui de forma significativa para o desenvolvimento de habilidades críticas, pensamento analítico nas tomadas de decisões na resolução de problemas, preparando os para desafios futuros, possibilitará em sua formação o desenvolvimento de práticas mais eficientes e sustentáveis na produção animal, o que incluem a otimização da alimentação, manejo geral e aprimoramento das condições e bem estar animal.”, explica a docente.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Juliana Pieroni, destaca que a parceria irá proporcionar aos estudantes de ciências agrárias a oportunidade de acompanhar de perto um projeto de pesquisa inovador e altamente tecnológico conduzido na Fazenda Bom Gado, localizada em Luzimangues, distrito de Porto Nacional, com o apoio da egressa do curso de Zootecnia do UniCatólica e proprietária da fazenda, Layla Vilela.

Publicado por Lorenna Costa

30 abril 2024
Inscrições abertas para competição de ponte de palito de picolé
30 abril 2024