dez

UniCatólica apresenta projetos realizados em Lajeado

O Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) esteve presente na manhã desta quinta-feira,14, na Câmara Municipal de Lajeado-TO para a apresentação e entrega de mais de 20 projetos, entre ações e atividades apontados pela comunidade local e desenvolvidas por 370 estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Psicologia, Administração e Ciências Contábeis em parceria com o município  entre os anos de 2021 e 2023.

Professora doutora Ila Mello Cardoso celebra a parceria

As necessidades dos moradores foram ouvidas em diversas reuniões junto às secretarias municipais e posteriormente apresentadas ao UniCatólica para que professores conduzissem os estudantes em seus projetos. A coordenadora do Laboratório de Soluções Inteligentes e Sustentáveis (LabSIS), professora doutora Ila Mello Cardoso celebra a parceria. “Entregamos 21 projetos à cidade de Lajeado. Estamos muito orgulhosos e satisfeitos em ver o que nossos educadores e estudantes realizaram nessa comunidade, reafirmando nosso compromisso com o desenvolvimento econômico, cultural e social, por meio da interação transformadora entre a comunidade acadêmica e a sociedade na qual está inserida”, declara.

Reitora Dra. Andrea Borim apresenta projetos realizados em Lajeado

Projetos desenvolvidos

Entre as atividades extensionistas realizadas estão a elaboração da proposta de revitalização da Praia do Segredo executada pelos estudantes de Arquitetura e Urbanismo, a castração e vacinação antirrábica de mais de 250 animais, o primeiro show rural realizado pelos acadêmicos de Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária, que teve como objetivo promover oficinas e palestras com temas voltados à agricultura e produção no campo e contou com o apoio de técnicos do Sistema FAET/Senar Tocantins e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), que contribuíram para a melhoria da renda dos produtores rurais da Comunidade Pedreira.

As necessidades dos moradores foram apresentadas ao UniCatólica para que professores conduzissem os estudantes em seus projetos

Os projetos foram apresentados para membros da comunidade, que hoje conta com cerca de 3.500 habitantes, o presidente da Câmara Neemias Costa Carvalho, o prefeito Antônio Luiz Bandeira Júnior, o vice-prefeito Edilson Mascarenhas e secretários do município. Após a apresentação foram coletadas novas demandas para desenvolvimento no decorrer de 2024. “Eu fiquei encantada com tudo realizado nessa parceria. São ações que impactam toda a comunidade, um trabalho lindo e extremamente importante para nossos estudantes que tem a possibilidade de ter a conexão da teoria com a prática e já vivenciarem a vida profissional, isso nos traz muita alegria e o impacto que produz na cidade é maravilhoso”, celebrou a reitora Dra. Andrea Borim.

Confira os projetos desenvolvidos:

Publicado por Luma Marinho

30 abril 2024
Inscrições abertas para competição de ponte de palito de picolé
30 abril 2024
Educadores e acadêmicos se reúnem em Café com a Reitora