dez

UniCatólica apresenta dez projetos em andamento a Lajeado

Com o avanço dos projetos que integram a parceria entre o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) e a Prefeitura de Lajeado, a noite desta quarta-feira, 15, reuniu moradores juntamente com autoridades, a reitoria, coordenadores e alunos da Instituição para uma apresentação sobre as ações já desenvolvidas durante o semestre e novas propostas a serem executadas em 2022. O encontro aconteceu na Secretaria Municipal da Educação do município.

Na oportunidade, os docentes e acadêmicos, com o apoio da coordenadora do Laboratório de Soluções Inteligentes e Sustentáveis (LabSIS), professora mestre Ila Mello, apresentaram 05 ações já iniciadas, entre elas, a recuperação da área de unidade de triagem e compostagem do município, proposta revitalização da Praia do Segredo com cobertura e pintura do estacionamento e restaurante, proposta de paisagismo no Balneário Ilha Verde, formação técnica sobre empreendedorismo para comerciantes e produtores rurais locais e ações de coleta de sangue e castrações de cães da cidade.

Além disso, novas projeções foram propostas para 2022, bem como, a situação fundiária do município, um programa de reciclagem, a infraestrutura do Parque Industrial, um plano de educação permanente em saúde, um viveiro para produção de mudas e um levantamento topográfico. No final, as autoridades assinaram o termo de entrega dos projetos e ações.

Em sua fala, o reitor do UniCatólica, professor doutor Gillianno Mazzetto lembrou do início da cooperação e os resultados gerados em pouco tempo. “Essa parceria começou debaixo de uma árvore! E por que eu estou trazendo isso à memória? Porque a árvore é símbolo da vida e de frutificação. Oito meses se passaram da nossa parceria e hoje estamos entregando 10 projetos, em andamento e novas propostas, a Lajeado. O que é mais bonito de se ver é que os nossos alunos e docentes passaram a sonhar com essa cidade, estamos muito felizes porque o compromisso de uma Instituição de Educação Superior é devolver à sociedade aquilo que é dela por direito que é o conhecimento, o bem-estar e a capacidade de transformar a realidade”, disse o reitor.

O prefeito de Lajeado, Júnior Bandeira, destacou o sentimento de gratidão que o município tem com a Universidade. “Essa parceria está contribuindo em várias áreas e com uma enorme intensidade, toda a comunidade de Lajeado conhece essa parceria, pois fizemos questão de fazer essa divulgação para sensibilizar sobre a importância que ela possui para nós. São muitos os benefícios nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, de desenvolvimento econômico e turístico, de saúde animal, que já estamos recebendo e queremos continuar”, enfatizou o prefeito.

A acadêmica do quinto período de Arquitetura e Urbanismo, Thâmara Gaudencio, explica a importância do envolvimento do aluno nos projetos. “Foi incrível ter participado dessa ação por ser uma oportunidade única que pode se tornar realidade no município. De enorme gratificação ter uma parcela da comunidade envolvida na reunião para mostrar os projetos acadêmicos concretizados. Com toda a certeza valeu à pena todo o empenho durante o semestre e me senti muito orgulhosa por fazer parte desse momento tão importante e histórico que irá contribuir para o desenvolvimento e potencialização local. A nossa participação é de suma importância para incentivar, motivar na carreira, observar e olhar o mundo em diversas perspectivas, pensar nas melhores soluções para as problemáticas que surgem e estimular a criatividade”, afirma Thâmara.

A perspectiva da comunidade

Quem também esteve prestigiando o momento foi a moradora lajeadense e presidente da Associação das Mulheres Artesãs e Empreendedoras de Lajeado (AMAE), Dóris Pinho. Segundo a Educadora, os projetos atendem as necessidades da cidade. “Essas ações do UniCatólica vêm ao encontro de tudo que pensamos, como o empreendedorismo, fomentar o turismo e trazer conhecimento à comunidade e aos empresários do potencial que cada um tem para investir e ser um atrativo às pessoas que aqui nos visitam”, disse.

Publicado por Kezia Noá

14 maio 2024