fev

UniCatólica abre vagas para Programa de Mentoria

O Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) está com inscrições abertas para seu Programa de Mentoria. Podem se candidatar para voluntariar como mentores, os egressos que atuam há pelo menos um ano nas áreas de Direito ou Administração, demonstrem boa comunicação e que tenham disponibilidade de 2 a 4 horas semanais para atuar como mentores online.

No momento estão disponíveis duas vagas para o curso de Direito e duas para o curso de Administração. O UniCatólica oferece certificado de participação aos mentores voluntários selecionados, desconto especial para iniciar pós-graduação na instituição e acesso a eventos organizados pelo Centro Universitário.

Etapas do Processo Seletivo

As inscrições para o programa de mentor voluntário serão feitas exclusivamente por meio do formulário disponível neste link. O preenchimento completo é obrigatório para participação no processo seletivo, além disso, é necessário anexar currículo atualizado ou o link do perfil do LinkedIn do candidato. Os currículos serão analisados pela equipe de seleção de acordo com os requisitos estabelecidos no edital disponível aqui. Será levado em consideração o vínculo anterior com a instituição, bem como a experiência profissional e a formação acadêmica do candidato. Os interessados devem se inscrever pelo formulário até 12 de março. O resultado está previsto para o dia 27 de março.

A Pró-Reitora Acadêmica, Ma. Mariana Lacerda Barboza Meloa, explica a importância do programa “O UniCatólica está lançando mais uma iniciativa inovadora e disruptiva ao integrar os acadêmicos com os egressos. O programa de mentoria visa integrar os estudantes ao mercado por meio de orientação proporcionada por profissionais que compreendem as necessidades e expectativas do mercado naquela área. Além das competências técnicas, o programa destaca a importância das competências sociocomportamentais, conhecidas como soft skills, valorizadas pelo mercado. Egressos podem se voluntariar como mentores dos estudantes, proporcionando pílulas sobre as expectativas do mercado. Este é um benefício para os acadêmicos do UniCatólica, pois a mentoria antecipa situações e tendências, adaptando-se às características individuais de cada estudante. O projeto une egressos e acadêmicos em benefício do ecossistema educativo da instituição.”, afirma.

Sobre a Mentoria

A mentoria de carreira compreende a realização de atividades de mentoria voluntária de carreira aos estudantes e egresso da instituição por tempo determinado. Este projeto é focado na trabalhabilidade dos estudantes e atende a Lei nº 9.608 de 18/02/98, não se enquadrando como atividade remunerada e geração de vínculo empregatício nem funcional, ou quaisquer obrigações trabalhistas, previdenciárias ou afins.

A mentoria é um relacionamento baseado na troca voluntária de conhecimentos, experiências e orientações, no qual o mentor se compromete a oferecer suporte, direcionamento e feedback ao mentorado visando o desenvolvimento de suas habilidades, competências e crescimento pessoal.

No contexto do ramo de mentoria, um voluntário é alguém dedicado e comprometido em oferecer orientação, apoio e compartilhar conhecimento com outras pessoas em busca de crescimento e desenvolvimento pessoal. O voluntário de mentoria assume o papel de guia e facilitador, trabalhando em colaboração com o mentorado para ajudá-lo a identificar metas, superar desafios e alcançar seu potencial máximo.

Publicado por Luma Marinho

25 abril 2024