jun
Seminário

Seminário de Direitos Humanos encerra com discussão sobre ubuntu

Aconteceu, dos dias 31 de maio a 02 de junho, o primeiro Seminário Internacional “Direitos humanos hoje” que teve como tema: desafios e perspectivas. O evento foi transmitido no Youtube do Unicatólica, com diversas palestras, oficinas e debates.

O seminário colocou em destaque os problemas e desafios dos Direitos Humanos na atualidade, e trouxe treze convidados nacionais e internacionais para o debate, com o objetivo de promover reflexão sobre a luta pelo reconhecimento e perspectiva dos Direitos Humanos.

A cerimônia de encerramento foi mediada pelo reitor do UniCatólica, doutor Gillianno Mazzetto. A explanação da noite, foi realizada pelo professor doutor Ricardo Timm de Souza que falou sobre a dificuldade de falar sobre direitos humanos, com a provocação: Como falar de Direitos Humanos hoje?

Ricardo Timm falou sobre “ubuntu”, uma filosofia e uma ética antiga africana, que significa: sou quem sou, porque somos todos nós. Uma pessoa com ubuntu tem consciência que ela é afetada quando um semelhante seu é afetado. E alertou os presentes: “não podemos esquecer isso, porque é esse esquecimento que eles querem que a gente tenha!”, finaliza.

O evento foi promovido pelo Centro Universitário Católica do Tocantins – Unicatólica, a Universidade Federal do Tocantins – UFT, a Universidade Estadual do Tocantins – Unitins e a Escola Superior da Magistratura Tocantinense – ESMAT, com apoio da: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS, Universidade de Brasília – UnB, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG. Universidad de Buenos Aires – CONICET, Universidad de Los Andes/CLACSO, Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDECA, Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Publicado por Jordania Negreiros Mota

30 abril 2024
Inscrições abertas para competição de ponte de palito de picolé
30 abril 2024