Visita técnica

Piscicultores de Lajeado visitam unidade II em Dia de Campo

No último sábado, 09, piscicultores de Lajeado realizaram uma visita técnica na unidade II do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) para um Dia de Campo voltado à produção de peixes em tanques elevados em circulação fechada. O evento foi promovido pelo curso de Zootecnia e atende a uma parceria firmada entre a Instituição e a Prefeitura da cidade.

O encontro foi dividido em dois momentos: a visita em campo e uma experiência em sala da aula para apresentar o case do UniCatólica no segmento, como explica o professor doutor Peter Gaberz Kirschinik. “Apresentamos os filtros, manejos e na sala de aula falamos sobre a parte econômica, os dados de produção e os experimentos realizados até hoje, as limitações do sistema, como melhorar a produtividade, os cuidados que os produtores devem ter para variação econômica desse processo e gerir bem as suas produções”, destaca o docente.

Para o Secretário de Assistência Social de Lajeado e Presidente da Associação Peixe do Segredo, Levi Lopes Gomes, é fundamental o contato entre a Instituição e a população. “Essa parceria com o UniCatólica tem enriquecido muito o município de Lajeado, pois estamos levando o conhecimento de mestres, professores e o engajamento dos universitários para a cidade. Cada dia mais estaremos aqui, de mãos dadas, para que essa parceria possa prosseguir por muitos anos e, com certeza, quem ganha com isso é a população de Lajeado. Quero fazer um agradecimento por esse Dia de Campo proporcionado aos piscicultores, pois é de grande valia para a melhoria da qualidade e desenvolvimento da produção de pescado do nosso município”, afirma Levi.

O ponto de vista do piscicultor

Juvenal Barbosa, 56 anos, é piscicultor há 6 anos em tanques-rede do Parque Aquícola de Miracema/Lajeado e hoje cultiva tilápias. Segundo ele, a visita trouxe um novo olhar para o segmento e pode até ampliar novos horizontes para a produção. “É mais uma experiência que estamos tendo com pessoas melhor qualificadas, que são os professores, e achei muito interessante esse sistema do UniCatólica. É muito importante termos conhecimentos a mais, no futuro podemos até ampliar para esse sistema, agradeço a oportunidade da visita”, disse o piscicultor.

Publicado por Kezia Noá

14 maio 2024