2016
abr
04
Institucional

Palestra sobre manejo do frango caipira abriu II Workshop de Monogástrico

No último final de semana, sexta e sábado, os acadêmicos do curso de Zootecnia da Católica do Tocantins participaram do II Workshop de Monogástricos. O workshop foi realizado na unidade II, e também contou com a participação de acadêmicos dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária e produtores rurais.

A primeira noite do workshop foi marcado pela palestra “Criação e comercialização de aves caipiras”, que foi ministrada pela zootecnista e professora doutora na Universidade Federal do Tocantins, Kênia Ferreira.

Na palestra, Kênia explicou aos presentes sobre a NBR 16389 da associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “Para a comercialização do frango caipira não é permito fazer apenas a criação no quintal, limpar e abater, é preciso seguir as normas”, disse Kênia.

Os frangos produzidos nas fazendas para venda, devem ser criados fechados, por pelo menos 30 dias; os frangos precisam consumir ração; os piquetes precisam ter meio metro por frango. Além disso, o produtor precisa identificar todas as características na venda.  “Devem existir procedimentos de separação e identificação dos lotes “frango caipira, colonial, capoeira congelado”, “frango caipira, colonial, capoeira resfriado”, “galinha caipira, colonial, capoeira congelada”, “galinha caipira, colonial, capoeira resfriada” e seus respectivos cortes, miúdos comestíveis, processados e derivados em relação aos demais lotes de aves abatidas, em todas as etapas que envolvem o carregamento, transporte, pré-abate, abate, cortes, embalagem, armazenagem e comercialização”, explicou a professora.

Kênia também ressaltou a importância da produção sustentável. “A produção sustentável é feita utilizando aquilo que está disponível na propriedade. Nossa produção sustentável ainda é reduzida. Temos que olhar a sustentabilidade pensando nas gerações futuras”, falou a palestrante.

Os participantes do II Worshop de Monogástricos assistiram também as palestras “Rota do Mel: do néctar ao consumidor”, “Manejo e patologia de poltros neonatos” e “Manejo nutricional de peixes”.

Publicado por ANA CLAUDIA RICHARDELLI MOREIRA DE C. SOARES

Notícias Recentes

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes
19 julho 2024
UniCatólica realiza procedimentos em macacos