2018
maio
15
Egressos

Núcleo de Acessibilidade realizou evento de Libras com palestras e oficinas

No último sábado, 12 de maio, o Núcleo de Acessibilidade da Católica do Tocantins promoveu o evento de Libras, com o objetivo de comemorar os 16 anos do reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS para a comunidade surda.

O vice-diretor administrativo da Católica, mestre Rílu Dani Cosme, fez a abertura do evento, acolhendo todos os presentes, desejando um bom aprendizado.

A primeira palestra foi ministrada pelo egresso de Administração da Católica, professor Renato Leão, com a palestra “Que língua é essa? ”. Renato fez uma comparação entre a oralidade e a escrita da Língua Portuguesa e a Libras, relatando algumas discussões sobre essa relação na comunidade surda. “Todos devem aprender pelo menos o básico de Libras, para atender pequenas demandas. Quando há essa comunicação em língua de sinais, dá um conforto muito grande na pessoa surda”, relata o professor.

A professora Maria Inês fez a segunda apresentação, com a palestra “Cultura surda”, contando sua trajetória, desde a infância até a escolha da profissão, “antes de aprender a língua de sinais eu era dependente da minha mãe e de uma colega da escola, pois não havia interpretes na escola”. Maria Inês relatou vários fatores atrelados a cultura surda, a experiência visual, a questão linguística, aspectos familiares, literatura surda, vida social e esportiva, artes visuais, política e alguns artefatos, e finalizou “ não nos consideramos deficientes, pois podemos fazer qualquer coisa”.

Os dois palestrantes são surdos, durante todo o evento teve interpretes para facilitar a comunicação.

O evento contou com duas oficinas, “Aprenda o básico da Libras” ministrada pela colaboradora da Católica do Tocantins, Eliete Ribeiro, e a oficina “Quem sou eu em Libras?”, por Venicios Linden, professor e representando o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

Publicado por ANA CLAUDIA RICHARDELLI MOREIRA DE C. SOARES

Notícias Recentes

25 abril 2024
UniCatólica promove Intervalo Cultural entre estudantes
25 abril 2024
Estudantes do UniCatólica participam de visita à aldeia Xerente
24 abril 2024
Estudantes de Direito participam de júri simulado no Fórum