2019
nov
21
Institucional

Medicina Veterinária realiza juri simulado

Aconteceu na tarde de quarta-feira, 20 de novembro, no Tribunal do júri, um júri simulado acerca do tratamento (defesa e/ou acusação) da Leishmaniose, com acadêmicos do 1º período do curso de Medicina Veterinária do UniCatólica, matriculados na disciplina Introdução a Medicina Veterinária, ministrado pela professora doutora Obede Rodrigues Ferreira.

O caso fictício julgado foi de uma denúncia onde o médico veterinário teria cometido uma infração ao fazer eutanásia num animal em desconformidade com as normas supracitadas e que regem esse procedimento. O cachorro Thor, um spitz alemão de 3 anos de idade, foi diagnosticado reagente positivo para Leishmaniose. Inicialmente, por meio do teste rápido e confirmado através do exame de imunofluorescência. O animal ainda não portava a clínica clássica da doença e o que teria levado seu tutor a procurar um médico veterinário seria a seletividade e/ou desinteresse do animal com relação aos alimentos.

O acadêmico do primeiro período do curso, Thiago Tundelo Alves, que foi o defensor público do caso, disse que “acredito que o júri simulado é uma excelente proposta de ensino, pois divide opiniões, permitindo a construção e desconstrução de ideias e conceitos, além de instigar o senso crítico, a participação e reflexão dos alunos envolvidos”.

A organizadora do evento, professora Obede, explica que o júri simulado é uma ótima ferramenta de ensino a ser adotada quando se faz necessário a discussão acerca de assunto polêmico ou que, perceptivelmente, divide opiniões. Segundo a professora, “no contexto da Medicina Veterinária, apesar da eutanásia responder a todos os critérios para a sua indicação, essa conduta, em se tratando de animais com leishmaniose, tem gerado polêmica, visto a existência de um tratamento no mercado que garante a melhora clínica do animal. Mas, que não é capaz de curá-lo. Tratar ou não tratar?”, fala.

“Trabalhar um assunto tão polêmico com alunos do primeiro período do curso de Medicina Veterinária os levam a uma discussão sobre as condutas médica veterinária no exercício da profissão, sobre o papel do médico veterinário no contexto de saúde pública, saúde única e finalmente os levam a refletir sobre a sua importância como promotores e defensores do bem-estar animal”, concluiu a professora.

Publicado por carla adriana

Notícias Recentes

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes
19 julho 2024
UniCatólica realiza procedimentos em macacos