LabSIS

LabSIS é lançado na presença de autoridades tocantinenses

A noite desta terça-feira, 10, foi marcada pelo lançamento do Laboratório de Soluções Inteligentes e Sustentáveis (LabSIS) do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) na presença de várias autoridades do Tocantins, bem como, gestores municipais e representantes de Instituições de Ensino Superior.

A principal ideia do LabSIS é proporcionar, que os alunos tenham oportunidades de solucionar, na prática, problemas reais da sociedade, com base no conhecimento adquirido durante a formação acadêmica. O projeto de extensão acontece a partir do recebimento de demandas internas e externas.

O evento foi conduzido pela pró-reitora acadêmica do UniCatólica, Mariana Lacerda, a coordenadora do LabSIS, Danielle Ohofugi, e encerrou com o reitor da Instituição, professor doutor, Gillianno Mazzetto. Na oportunidade, docentes e líderes administrativos também prestigiaram a iniciativa.

Representando a Prefeitura de Palmas, o secretário extraordinário de assuntos estratégicos, captação de recursos e energias renováveis, Thiago Dourado, destacou que o LabSIS oferece grandes oportunidades. “Primeiramente quero parabenizar o reitor e a equipe do Unicatólica pela proatividade e protagonismo em pensar fora da caixinha. A pandemia fez com que muita gente repensasse as estruturas sociais, a própria distância, o uso de equipamentos para se conectar, soluções e tudo isso está andando numa velocidade muito rápida. Acredito que essa é uma demanda também sobre educação para que ela possa avançar de maneira rápida e entregar uma solução à sociedade”, ponderou o gestor.

A secretária de educação e cultura de Lajeado, Luiza Rodrigues de Souza, abraçou a iniciativa e reafirmou a parceria entre a Prefeitura do município e o UniCatólica. “Queremos ser frutos desse Laboratório e das experiências que vêm, não somente de dentro da universidade, mas sobretudo da vivência lá de fora que transforma. Estamos muito felizes, pois já nos sentimos parte dessa instituição e buscamos essas parcerias por acreditar na qualidade, na seriedade, no comprometimento e na diferença que todas essas ações vão promover para a nossa sociedade”, afirma Luiza.

Parcerias com universidades

O LabSIS também busca parcerias com as instituições de ensino superior do Estado, entre elas, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) que esteve representada no lançamento pela pró-reitora de extensão, cultura e assuntos comunitários, Kyldes Batista Vicente, que enfatizou sobre quão valorosa é a extensão para a formação do aluno.

“A Unitins quer ser parceria desse Laboratório, uma vez que já estamos implementando ações de extensão vinculadas aos currículos de graduação. Cada vez que encontramos iniciativas como essa, vemos como a universidade está olhando para a sociedade, e é assim que conseguimos fazer com que o aluno tenha a sua formação integral. Quando o aluno tem a possibilidade de ter essa parte da sua formação em extensão, ele vê a sua atuação na transformação social, com isso se torna um profissional mais completo”, conclui a professora.

Entidades presentes
Além dos gestores da Prefeitura de Palmas, Lajeado e Unitins, o evento reuniu representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins); do Serviço Social da Indústria (SESI); do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (CREA-TO) e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

Publicado por Kezia Noá

14 maio 2024