Estudante

I Simpósio Tocantinense de BIM acontece no UniCatólica

Começou nesta quarta-feira, 26, o I Simpósio Tocantinense de BIM, organizado pelos cursos das Engenharias e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica). O evento segue até essa sexta-feira, 28, e conta com profissionais renomados que possuem expertise sobre o Building Information Modeling, o BIM, também conhecido como sistema de Modelagem de Informação da Construção.

Durante a abertura, o evento foi mediado pelo professor mestre, Douglas Freitas que é idealizador da iniciativa, e contou com a presença de autoridades parceiras e estudantes.

O coordenador de Engenharia Civil, Elétrica e de Produção do UniCatólica, professor mestre João Carlos Sarri Júnior, iniciou dando as boas-vindas aos participantes destacando sobre a ferramenta. “O BIM é normatizado pela legislação que estabelece que todos os projetos têm que passar por essa tecnologia, onde é possível ter ganhos para a construção principalmente nas obras públicas. Então é de extrema importância esses três dias que teremos com essas palestras e engenheiros renomados que fizeram, através dessa plataforma, projetos de relevância a nível mundial”, explicou o docente.

Representando a Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC), a Engenheira Civil Heryka Alves, falou da necessidade de realizar eventos da área em parceria com a instituição de ensino superior. “Quero agradecer a iniciativa do UniCatólica em convidar as entidades de classe para participar da realização deste evento que é de suma importância quando nos unimos. Aproveitem bastante o Simpósio porque esse assunto não é mais uma novidade e vai impactar todos nós profissionais, desde aquele que irá trabalhar em campo ou quem vai estar dentro de um escritório lidando com projetos”, detalhou Heryka.

O conselheiro estadual titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO), Flavio Dalla Costa, enfatizou sobre a abordagem do tema no Simpósio. “Quero parabenizar por essa iniciativa, pois o BIM e todos os outros programas são fundamentais. Esse evento contribuirá bastante para todos, acredito que temos como maioria os estudantes, e a ferramenta é muito importante, pois facilita na parte executiva de cada projeto. Tenho certeza de que abrirá a visão de vocês para entender como um programa complementa o outro, uma vez que vamos tratar de vários assuntos dentro deste tema”, disse o conselheiro.

A primeira palestra teve como tema “Normas BIM da ABNT” e foi conduzida pelo palestrante professor doutor Eduardo Toledo. Nesta quinta-feira, 27, o assunto será “Gestão Ágil de BIM” com o palestrante Luiz Felipe Conrado de Lima e encerrando a programação na sexta-feira, 28, o palestrante Rafael Perea Minguez falará sobre “BIM en proyectos de Ingenieria civil. Caso práctico: Proyecto de construcción de nuevos accesos en estaciones de Metrovalencia”.

A perspectiva acadêmica

A estudante do sétimo período de Engenharia Elétrica, Andressa Layara Miranda, já participou de vários eventos na instituição, sempre com temas inovadores. Segundo ela, o BIM otimiza o trabalho para quem é da área. “É a primeira vez que participo de um evento com esse tema. O BIM é uma plataforma que os profissionais usam atualmente que, inclusive, está substituindo programas mais arcaicos que acabam demandando muito tempo para desempenhar atividades que são repetitivas. Minha expectativa para este evento é conhecer, aprender e aplicar o BIM tanto aqui na faculdade, quanto no meu dia a dia e no trabalho”, destacou a acadêmica.

Parceiros

A primeira edição do Simpósio tem o apoio para realização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (CREA-TO), da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE), da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC), da Associação dos Engenheiros Civis do Estado do Tocantins (AECTO), da Associação dos Engenheiros Sul Tocantinense (AESTO), do Clube da Engenharia, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO), do BIM Fórum Brasil, do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON) e da Smart Tools – Soluções Inovadoras.

Publicado por Kezia Noá

25 abril 2024