Estudante

Acadêmicos de Agronomia participam de oficina em herbário

Na manhã da última quarta-feira, 07, estudantes da disciplina Biologia, Morfologia e Sistemática Vegetal do curso de Agronomia do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), acompanhados pela professora doutora Evelynne Urzêdo Leão, participaram de uma “Oficina sobre a preparação de exsicatas” no herbário da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

O local é constituído por amostras de plantas prensadas e desidratadas em estufas, fixadas em cartolinas com etiquetas contendo informações sobre o vegetal, local, data de coleta e coletor para fins de estudos botânicos, uma experiência rica em conhecimentos para os estudantes, como detalhou a professora Evelynne Urzêdo. “Na visita ao herbário foi possível conhecer um pouco sobre os exemplares de troncos de plantas fossilizadas encontradas no Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins e o seu resgate para preservação.  Além disso, os alunos reconheceram a importância do herbário para estudo e preservação da flora tocantinense e, na prática, realizaram a coleta de plantas para herbarização e ainda colocaram a mão na massa para fazer as exsicatas.  Essas atividades fora da sala de aula, principalmente para acadêmicos dos primeiros períodos, incentivam a descoberta do curso e das possibilidades que vão surgir ao longo dos semestres. A prática de exsicatas é rotineira para a disciplina de morfologia e sistemática vegetal, pois a coleta, prensagem e classificação das espécies facilitam o entendimento dos alunos sobre a morfologia e taxonomia vegetal”, explicou a docente.

Para o estudante do segundo período do curso, Wevesson Lidman Holanda Martins, a oficina trouxe novos conhecimentos. “Eu nunca tinha participado, achei bem interessante. É algo que facilita muito na questão da procura da espécie e para estudos, um trabalho que preserva as características das plantas, creio que esse conhecimento vai me ajudar tanto na vida profissional, tanto pessoal”, enfatizou Wevesson.

Publicado por Kezia Noá

25 abril 2024