jun
Estudante

Acadêmicos celebram Dia Internacional do Meio Ambiente

Na noite desta terça-feira, 06 de junho, acadêmicos das Engenharias do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) comemoraram o Dia Internacional do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho, participando de uma palestra com o tema “Sustentabilidade: Integrando mundos desconectados” com o Engenheiro Agrônomo, Ramis Tetu.

A iniciativa foi idealizada pela coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, professora doutora Danielle Soares Magalhães Ohofugi, que destacou a importância e necessidade de discutir sobre o assunto. “O tema abordado na palestra é muito pertinente para a nossa realidade. Todos nós, cidadãos deste planeta, temos responsabilidades para com o meio ambiente. Precisamos nos comprometer com essas discussões para que de fato consigamos ver as transformações que tanto aspiramos”, disse a docente.

Em sua fala, o palestrante e Engenheiro Agrônomo, Ramis Tetu, fez uma análise aprofundada sobre o assunto. “Sustentabilidade, na nossa visão, não é a defesa da variável ambiental sequer o encaixe com a variável social e econômica. É a integração de sete universos que hoje são desconectados, o ambiental, social, econômico, técnico, político institucional e cultural. Então, esses sete universos deveriam ser integrados para nos desenvolvermos. Não existe diferença entre o social, ambiental e o econômico, as coisas acontecem entrelaçadas, a vida das pessoas, das cidades, a economia, a realidade e o planeta são sistemas. Nós, como humanos, compartimentalizamos em caixas e isso precisa ser alterado, fazer gestão integrada”, ponderou Ramis.

Para a estudante do nono período de Engenharia Ambiental e Sanitária, Wândila Maria Moreira da Silva, participar de um momento como este é fundamental para os futuros profissionais. “A importância da sustentabilidade integrando mundos desconectados para a Engenharia, em geral, desempenha um papel crucial para a sociedade e o meio ambiente. A Engenharia Ambiental e Sanitária, em particular, é uma área de grande impacto para a sustentabilidade, especialmente em um mundo onde ainda está desconectado de uma sociedade 100% sustentável. Com isso, o tema é pouco abordado e praticado nas escolas e não se comenta sobre a relevância da preservação dos recursos naturais presentes. Desta forma, é muito importante, o desenvolvimento em escola, com a comunidade com intuito levar conhecimento na qual deve ter um equilíbrio entre o dever, poder e querer para reduzir os danos causados pelo homem”, enfatizou a acadêmica.

Publicado por Kezia Noá

25 abril 2024