2023
jun
07
Estudante

Acadêmicos celebram Dia Internacional do Meio Ambiente

Na noite desta terça-feira, 06 de junho, acadêmicos das Engenharias do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) comemoraram o Dia Internacional do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho, participando de uma palestra com o tema “Sustentabilidade: Integrando mundos desconectados” com o Engenheiro Agrônomo, Ramis Tetu.

A iniciativa foi idealizada pela coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, professora doutora Danielle Soares Magalhães Ohofugi, que destacou a importância e necessidade de discutir sobre o assunto. “O tema abordado na palestra é muito pertinente para a nossa realidade. Todos nós, cidadãos deste planeta, temos responsabilidades para com o meio ambiente. Precisamos nos comprometer com essas discussões para que de fato consigamos ver as transformações que tanto aspiramos”, disse a docente.

Em sua fala, o palestrante e Engenheiro Agrônomo, Ramis Tetu, fez uma análise aprofundada sobre o assunto. “Sustentabilidade, na nossa visão, não é a defesa da variável ambiental sequer o encaixe com a variável social e econômica. É a integração de sete universos que hoje são desconectados, o ambiental, social, econômico, técnico, político institucional e cultural. Então, esses sete universos deveriam ser integrados para nos desenvolvermos. Não existe diferença entre o social, ambiental e o econômico, as coisas acontecem entrelaçadas, a vida das pessoas, das cidades, a economia, a realidade e o planeta são sistemas. Nós, como humanos, compartimentalizamos em caixas e isso precisa ser alterado, fazer gestão integrada”, ponderou Ramis.

Para a estudante do nono período de Engenharia Ambiental e Sanitária, Wândila Maria Moreira da Silva, participar de um momento como este é fundamental para os futuros profissionais. “A importância da sustentabilidade integrando mundos desconectados para a Engenharia, em geral, desempenha um papel crucial para a sociedade e o meio ambiente. A Engenharia Ambiental e Sanitária, em particular, é uma área de grande impacto para a sustentabilidade, especialmente em um mundo onde ainda está desconectado de uma sociedade 100% sustentável. Com isso, o tema é pouco abordado e praticado nas escolas e não se comenta sobre a relevância da preservação dos recursos naturais presentes. Desta forma, é muito importante, o desenvolvimento em escola, com a comunidade com intuito levar conhecimento na qual deve ter um equilíbrio entre o dever, poder e querer para reduzir os danos causados pelo homem”, enfatizou a acadêmica.

Publicado por Kezia Noá

Notícias Recentes

22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes
19 julho 2024
UniCatólica realiza procedimentos em macacos
12 julho 2024
Docente de Psicologia apresenta trabalho em congresso nacional