dez

I Simpósio Luso Brasileiro de Direito recebe mais de 50 alunos

Na noite desta quarta-feira, 09, o curso de Direito do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) promoveu o I Simpósio Luso Brasileiro de Direitos Humanos no Tribunal do Júri da Instituição e contou com a participação de mais de 50 alunos dos cursos de Engenharia Civil, Direito e Engenharia de Produção.

Com o tema “Direitos Humanos Transnacional: Violência de Gênero: Violências na Liberdade, Violências no Cárcere”, o evento contou com o apoio do Núcleo de Internacionalização e teve como palestrante o professor mestre Marco Ribeiro Henriques, de Portugal, que destacou o quão essencial é o tema para a formação acadêmica.

“Eu penso que é muito importante participar na formação dos jovens que estão na graduação, inclusive não somente os que estão em Direito, pois esses são desafios da sociedade e trazer as experiências práticas, as visões, fora do lugar teórico da Universidade é fundamental para a construção de cidadãos profissionais mais capacitados para a interdisciplinaridade. Penso que são temas e inquietações muito atuais, e, portanto, neste sentido quero parabenizar também este evento por esta pertinência e desafiar a todos a não ficarem quietos sobre esses problemas e que se manifestem”, afirmou o palestrante.

Para o acadêmico do nono período do curso de Direito, Samuel Rodrigues Tavares, o encontro rendeu grandes aprendizados. “Esses eventos que envolvem essa temática de Direito Penal e Humanos, que engloba todo o cenário tanto crítico a respeito do sistema carcerário, como também mostrar a aplicação do Direito enriquece o conhecimento e o desenvolvimento da nossa análise crítica”, ponderou o estudante.

O coordenador do curso de Direito e organizador do evento, professor mestre Eric Migani, pontou a motivação para fomentar a discussão do tema no meio acadêmico. “Esse tema é transversal à maioria dos cursos da nossa Instituição. Nós tivemos a oportunidade de encontrar o professor Marco que tem pesquisa na parte de Direitos Humanos, especificadamente na área carcerária, e ele trouxe essas questões para serem discutidas com os nossos alunos. Esse é um tema que se apresenta como uma fragilidade brasileira e foi uma oportunidade de saber como é o sistema prisional em Portugal e como isso pode nos auxiliar a propor a mudança da realidade social”, disse o coordenador do curso Eric Migani.

Publicado por Kezia Noá

25 abril 2024