2023
jun
07
Geral

Fazendo Direitinho completa 12 anos ajudando palmenses

Em comemoração, acadêmicos de Direito e colaboradores da Instituição realizam mais uma edição da ação no Lar Batista, em Luzimangues  

Com 12 anos de história, um projeto de extensão do curso de Direito do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), o “Fazendo Direitinho”, já beneficiou cerca de 6 mil palmenses, entre crianças e adultos, em situação de vulnerabilidade social, de forma direta e gratuita com doações de alimentos, brinquedos e atividades culturais. E neste sábado e domingo, 10 e 11 de junho, acadêmicos e colaboradores da instituição realizarão mais uma edição voluntária, dessa vez direcionada às crianças atendidas pelo Lar Batista, localizado em Luzimangues, em uma imersão de 24h. 

A iniciativa é coordenada pelo professor doutor Antônio Cesar Mello do curso de Direito. Nesta edição, os participantes realizarão uma espécie de adoção das crianças onde irão presenteá-las com brinquedos e roupas. Além disso, o Lar Batista também receberá alimentos que estão sendo arrecadados. Durante a programação serão realizadas palestras sobre a situação das crianças em grau de vulnerabilidade que estão no abrigo, bem como, o compartilhamento de orientações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e sua interface Constitucional. 

O docente Antônio Cesar Mello explica como funciona o projeto e o seu impacto. “Essa será mais uma edição do Fazendo Direitinho, a cada ação temos histórias, vidas e famílias diferentes. Nossa grande obrigação, enquanto instituição, é reconhecer essas necessidades e trazer as demandas para o curso para começarmos a pensar em projetos de pesquisa mais objetivos e claros. Mais uma vez levaremos gratidão e empatia às pessoas que estão à nossa volta”, destacou o docente.

As doações
Interessados em fazer doações podem destinar produtos de higiene pessoal, bem como: fraldas descartáveis tamanho G, escovas de dente, absorventes, desodorantes, creme dental, fio dental, creme de pentear, alimentos para compor cestas básicas e jogos de lençóis de cama para crianças e adolescentes. O ponto de coleta é a Central de Estágios do UniCatólica, localizada na Avenida Teotônio Segurado.  

A história do “Fazendo Direitinho” 

A primeira atividade do Projeto foi realizada em 2011, por meio de uma parceria entre o UniCatólica, a loja Rihappy e o Capim Dourado Shopping. Ao todo, 18 crianças da entidade Sementinhas do Amor tiveram a oportunidade de vivenciar um Natal diferente com entretenimento e interação, acesso a brinquedos infláveis, sessão de cinema, distribuição de pipoca e refrigerante e brinquedos.

No decorrer dos anos, a ação também se estendeu aos bairros mais carentes de Palmas, amparando as famílias dos setores e distritos: Taquari, Santa Fé, Capadócia e Taquaruçu e abrigos e entidades, como Sementinhas de Amor, Projeto Brigada Luz, Centro de Integração dos Trabalhadores Rurais (CINTRU), Lar Batista, Universidade da Maturidade (UMA), entre outros. 

A última edição aconteceu em dezembro de 2022 e atendeu 36 crianças do Projeto Brigada Luz, onde viveram uma experiência de passear no shopping com direito à lanche do McDonald’s, o McLanche Feliz, conheceram as instalações do UniCatólica, assistiram filme no auditório e ganharam um presente de Natal. 

Publicado por Kezia Noá

Notícias Recentes

12 julho 2024
Docente de Psicologia apresenta trabalho em congresso nacional
11 julho 2024
UniCatólica entrega projetos feitos em parceria com Lajeado
10 julho 2024
UniCatólica abre vaga para Auxiliar de Secretaria Acadêmica