2023
set
05
Curso

Engenharia de Software promove aula prática com especialista

Nesta segunda-feira, 4 de setembro, os estudantes do primeiro período do curso de Engenharia de Software do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), tiveram uma oportunidade de interagir com Alex Martins, sócio fundador da empresa AR Inovações Tecnológicas, especializada em Internet das Coisas e inteligência artificial. A aula prática ocorreu na disciplina de Engenharia de Software I, ministrada pela professora Mestre Valéria Silva.

Na ocasião, Alex desempenhou o papel de um cliente com uma demanda de software a ser desenvolvida. Enquanto isso, os estudantes assumiram a função de Analistas de Requisitos, responsáveis por interagir com os stakeholders, incluindo clientes, usuários e a equipe de desenvolvimento. Sua missão era identificar e documentar os requisitos essenciais do projeto, ou seja, definir o que o software deve realizar e quais são as expectativas associadas.

Essa experiência prática ofereceu aos acadêmicos uma oportunidade de aprimorar suas habilidades, como ressalta a professora Mestre Valéria Silva. “Esta prática é válida para o desenvolvimento de habilidades de comunicação, investigação, entrevista e senso crítico dos futuros Engenheiros de Software.”, enfatizou a docente.

A presença de Alex Martins foi um marco significativo na jornada educacional dos estudantes, proporcionando uma visão realista e enriquecedora do processo de desenvolvimento de software e da importância do diálogo eficaz com os clientes.

A acadêmica Fernanda Galvão Marçal viu nesta experiência a chance de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula na prática. “Tive outro olhar para a minha vida profissional com a visita do Alex. Muito bom sair do teórico e partir para a experiência”, afirmou a estudante.

Publicado por Lorenna Costa

Notícias Recentes

25 abril 2024
UniCatólica promove Intervalo Cultural entre estudantes
25 abril 2024
Estudantes do UniCatólica participam de visita à aldeia Xerente
24 abril 2024
Estudantes de Direito participam de júri simulado no Fórum