dez

Estudantes participam de Ensaio de Ponte de Papel

Os estudantes do 5º período do curso de Engenharia Civil, matriculados na disciplina Mecânica dos Sólidos I, participaram do Ensaio de Ponte de Papel, na última sexta-feira, dia 02 de dezembro. O evento tem como objetivo mostrar na prática como atuam os esforços normais em uma estrutura.

Segunda a professora Caroline Couto, organizadora do evento, os estudantes projetam e confeccionam as pontes. “Os estudantes precisam dimensionar corretamente para que as pontes aguentem os esforços. Onde receberá esforços de tração será preciso utilizar tiras e onde receberá esforços de compressão será necessário usar tubos”, explicou a professora.

O estudante João Vitor Maciel comparou sobre a montagem da ponte de papel e da ponte de macarrão. “A montagem da ponte de papel é mais fácil que a ponte de macarrão, porém, como a ponte de papel é feita na disciplina Mecânica dos Sólidos I, especifica do curso, requer um cuidado maior com os cálculos e com todos os fatores de segurança”, disse acadêmico.

Diferente da Competição da Ponte de Macarrão, o peso não é o fundamental na disputa da ponte de papel. “O fundamental é que eles façam o projeto pensando em quanto a ponte tem que aguentar. Queremos que eles façam um direcionamento para as cargas que estavam sendo caracterizadas”, concluiu a professora.

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes