Engenharia Elétrica vence disputa de Pontes de Macarrão

A noite desta quinta-feira (28/05) foi de emoção para os alunos dos cursos de Engenharia da Católica do Tocantins e de Engenharia Civil do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Aos olhos de mais de 600 convidados, eles colocaram pontes de macarrão à prova durante a 2ª Mostra Competitiva de Construção de Pontes de Macarrão, no Restaurante Spaguettine.

Após quase duas horas de testes, a Ponte Naza, do curso de Engenharia Elétrica, consagrou-se a campeã da noite, ao suportar 33 kg. “Estudamos pelas apostilas de Engenharia Civil, pois eles têm matérias só sobre construção de pontes. Fizemos o projeto no AutoCad, em 3D e só depois começamos os testes. A gente fazia uma ponte, quebrava ela, e depois concertava aperfeiçoando os pontos fracos.  Foram mais de cem horas dedicadas ao projeto, desde a primeira, até a versão final da ponte”, explicou o acadêmico Igor Jacob Riba, integrante da equipe vencedora.

Na categoria melhor design, a vencedora foi a ponte “Vai que cola”, do curso de Engenharia Civil da Católica do Tocantins. “Utilizamos uma cola e-pox diferente, que é transparente. A ponte foi feira em três etapas. Fizemos a colagem dos fios em um dia, o corte em outro e a montagem final nós realizamos hoje”, afirmou o acadêmico Cleber Coelho.

A Mostra Competitiva de Construção de Pontes de Macarrão faz parte da disciplina de Física II, ministrada pelo professor Luciano Iegi. “Agradecemos o emprenho de todos os alunos que participaram desta atividade. E também aos nossos apoiadores, os Colégios Alvo e Positivo, a Atlética Invictus e ao restaurante Spaguetinne.”

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes