2020
out
20
Egressos

Egresso do Sistemas de Informação cria App de nutrição bovina

O egresso do curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário Católica do Tocantins – Unicatólica, Pedro Henrique Santana Amaral, criou um aplicativo móvel para Android e iOS que permite a formulação de ração para bovino de corte, o PH Nutrição Bovina, que já está disponível na Play Store. O aplicativo foi desenvolvido durante o TCC de Pedro.

O aplicativo tem como função fazer o balanceamento de nutrientes para os bovinos, com aproveitamento e desenvolvimento do animal sem déficit e nem excesso nutricional, em outras palavras, criar uma dieta completa com os alimentos disponíveis.

Ao cadastrar o animal, o aplicativo é capaz de fazer o cálculo de todas as suas exigências nutricionais, com base no peso inicial e final, ganho médio diário, categoria, raça e tipo de produção, levando em conta as exigências nutricionais do animal que será utilizado, assim como e a composição química dos alimentos cadastrados.

Para o egresso, a escolha do tema se deu por saber que “o agronegócio é a área mais pujante da economia brasileira, movimentando bilhões por ano e que representa em média 24% do nosso Produto Interno Bruto (PIB). No entanto, é uma área muito carente de investimentos tecnológicos. Foi muito satisfatório criar um app para resolver um problema real e bastante antigo que é o balanceamento de nutrientes dos animais”, fala.

A ideia para o desenvolvimento do aplicativo surgiu da dificuldade apresentada por produtores rurais da região de Pedro Afonso, para elaboração e gestão de dietas para os bovinos.

O trabalho foi orientado pelo professor Frederico Pires do curso de Sistemas de Informação, e com apoio do professor doutor Jonahtan Chaves, do curso de Zootecnia.

O aplicativo foi cadastrado na Plataforma Tocantins Digital (TODI), como Projeto com potencial de mercado, podendo participar de uma rodada de investidores.

Publicado por carla adriana

Notícias Recentes

25 abril 2024
UniCatólica promove Intervalo Cultural entre estudantes
25 abril 2024
Estudantes do UniCatólica participam de visita à aldeia Xerente
24 abril 2024
Estudantes de Direito participam de júri simulado no Fórum