out
Egressos

Egresso do Sistemas de Informação cria App de nutrição bovina

O egresso do curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário Católica do Tocantins – Unicatólica, Pedro Henrique Santana Amaral, criou um aplicativo móvel para Android e iOS que permite a formulação de ração para bovino de corte, o PH Nutrição Bovina, que já está disponível na Play Store. O aplicativo foi desenvolvido durante o TCC de Pedro.

O aplicativo tem como função fazer o balanceamento de nutrientes para os bovinos, com aproveitamento e desenvolvimento do animal sem déficit e nem excesso nutricional, em outras palavras, criar uma dieta completa com os alimentos disponíveis.

Ao cadastrar o animal, o aplicativo é capaz de fazer o cálculo de todas as suas exigências nutricionais, com base no peso inicial e final, ganho médio diário, categoria, raça e tipo de produção, levando em conta as exigências nutricionais do animal que será utilizado, assim como e a composição química dos alimentos cadastrados.

Para o egresso, a escolha do tema se deu por saber que “o agronegócio é a área mais pujante da economia brasileira, movimentando bilhões por ano e que representa em média 24% do nosso Produto Interno Bruto (PIB). No entanto, é uma área muito carente de investimentos tecnológicos. Foi muito satisfatório criar um app para resolver um problema real e bastante antigo que é o balanceamento de nutrientes dos animais”, fala.

A ideia para o desenvolvimento do aplicativo surgiu da dificuldade apresentada por produtores rurais da região de Pedro Afonso, para elaboração e gestão de dietas para os bovinos.

O trabalho foi orientado pelo professor Frederico Pires do curso de Sistemas de Informação, e com apoio do professor doutor Jonahtan Chaves, do curso de Zootecnia.

O aplicativo foi cadastrado na Plataforma Tocantins Digital (TODI), como Projeto com potencial de mercado, podendo participar de uma rodada de investidores.

Publicado por carla adriana

25 abril 2024