fev
fachada unicatolica. imagem aparece parte do letreiro e crucifixo da capela
Pastoralidade

Docentes participam da abertura da Semana de Planejamento

Aconteceu na noite de segunda-feira, primeiro de fevereiro, de forma remota, a abertura da Semana de Planejamento Pedagógico, Pastoralidade e Formação Continuada 2021/1 para todos os docentes da instituição, organizada pelo Núcleo de Apoio Didático e Metodológico (NADIME). O tema da semana desse ano é “Cada contribuição é parte do todo”.

Durante a abertura, o reitor interino do UniCatólica, doutor Gilliano Mazzetto, trouxe a provocação sobre o espaço universitário como uma paisagem educativa. Segundo ele “quais são os espaços que fazem com que a educação superior se caracterize e concretize? Esta é uma pergunta que nos motiva, neste início de ano acadêmico pandêmico, pois ela toca o papel social de uma instituição universitária que é o de promoção, manutenção e ampliação da cultura e dos saberes dos povos”.

Ainda de acordo com Gilliano, a cultura da inovação é também uma das bandeiras que será defendida e implantada no Unicatólica. “Sabemos que esta cultura muito mais do que setores, treinamentos ou tecnologias é um modo de olhar o mundo a partir da sensibilidade criativa. Inovar fundamentalmente não significa acrescentar coisas aquilo que já temos, mas sim, retirar as imperfeições e buscar novos lugares para que, cada vez mais, os nossos projetos e propostas se tornem consistentes e aderentes as necessidades dos nossos estudantes, o nosso objetivo é fazer cada pessoa aqui e aquelas que entrarem em contato conosco alguém mais feliz”, comenta.

A pró-reitora acadêmica, professora mestra Mariana Lacerda colocou em pauta a alteração da matriz curricular 2021 dos cursos do UniCatólica, além de apresentar aos docentes pontos de atenção relevantes para esse semestre, tais como: experiência do estudante, programa Propósito de Vida, modelo hibrido de ensino, aulas presenciais na pandemia, ENADE 2021/2022 entre outros.

Para Mariana a experiência do estudante deve ser o principal objetivo. “Entendermos a dificuldade do nosso estudante e leva-lo a uma experiência de crescimento e desenvolvimento é o nosso propósito, com responsabilidade sobre o aprendizado do aluno”, finaliza.

O coordenador de Pastoralidade, doutor Fabio Caires Correia, abordou o tema “O caminho pedagógico e o propósito de vida”, levando os docentes a refletirem sobre o propósito dos educadores do UniCatólica. Ao final das apresentações, aconteceu uma mesa redonda para que os docentes pudessem interagir sobre o assunto.

A semana de planejamento segue até sábado, 06 de janeiro, com reuniões, oficinas, talks e rodas de conversa com temas variados, tais como: o ensino híbrido; estratégias para o semestre, marketing pessoal – redes sociais e vídeo para ensino remoto, entre outros, como forma de reciclagem para o início do semestre letivo.

Publicado por carla adriana

30 abril 2024
Inscrições abertas para competição de ponte de palito de picolé
30 abril 2024