Dia Nacional de Libras

Um momento muito especial para a Comunidade Surda foi a promulgação da Lei 10.436 de 24 de Abril de 2002, quando a Língua Brasileira de Sinais – Libras foi reconhecida para este grupo que se comunica na modalidade visuoespacial. Não somente por ser uma língua falada, mas por ser uma língua natural.

Há mais de 40 anos as línguas de sinais têm sido tratadas como um fenômeno que surge na interação e na compreensão significativa de símbolos (sinais) compartilhados pelos Surdos e outras pessoas que com eles mantém contato, com base em pesquisas, em especial na área da linguística, que reconheceram sua indissociabilidade relacional e sua estrutura diversa das línguas orais. Nessa toada, as pesquisas chegaram ao Brasil e ganharam fôlego dentro das universidades, fomentadas por uma discussão anterior, do próprio reconhecimento do individuo Surdo e seu valor identitário.

O reconhecimento da Libras denota para toda esta comunidade apenas uma das frentes de batalha diante de todas as questões que envolvem o comunicar-se nesta modalidade, o ser estigmatizado pelo atributo surdez ou mesmo não ser atendido didático-pedagogicamente de forma adequada. Outras lutas têm sido travadas, apontando tanto a Libras quanto as questões a ela relacionadas precisam avançar. Se olhar para trás, o último exame do ENEM pegou de surpresa muitos dos estudantes, principalmente por não terem sequer discutido o tema da educação dos surdos.

Se vale uma sugestão: “Vamos aprender a Libras e nos comunicarmos nesta modalidade linguística e integrarmos o corpo denominado Comunidade Surda, em favor não somente da língua, mas da vida que existe por trás dela.”

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes