2016
ago
30
Institucional

Coordenador do Curso de Direito integra CEAC

O coordenador do curso de Direito da Católica do Tocantins, Professor Evandro Borges foi nomeado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para compor a Comissão Especial de Apuração de Conduta (CEAC) no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

A comissão tem como finalidade analisar, apurar e deliberar a respeito de denúncias de descumprimentos das normas de execução do PNLD, podendo, inclusive, impor sanções administrativas aos gestores públicos e editoras que estejam envolvidos em irregularidades no processo de seleção, escolha e fornecimento dos livros didáticos para as unidades escolares das redes públicas estaduais e municipais de todo o Brasil.

De acordo com o Professor Evandro Borges, a legislação determina que a escolha do livro didático é uma prerrogativa dos professores, referenciada no projeto político pedagógico da escola, mas não é raro que ocorram ingerências, desvios éticos ou mesmo favorecimentos indevidos nesse processo de escolha. “Como membro da CEAC, reputo como fundamental a iniciativa do FNDE em imprimir maior rigor e transparência ao processo de escolha do livro didático, considerando que o Programa Nacional do Livro Didático tem um grande alcance socioeducacional e movimenta uma grande soma de recursos públicos todos os anos”, destacou o professor.

Além do Professor Evandro Borges (que no CEAC ocupa a representação do Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED), o CEAC é composto por representantes do FNDE, MEC, UNDIME e ABRELIVROS. 

Publicado por ANA CLAUDIA RICHARDELLI MOREIRA DE C. SOARES

Notícias Recentes

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes
19 julho 2024
UniCatólica realiza procedimentos em macacos