2014
set
12
Institucional

Congresso jurídico da Católica do Tocantins foi aberto ontem, 11

Acadêmicos do Curso de Direito lotaram o auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na noite de ontem, 11, quando aconteceu a abertura do I Congresso Jurídico da Católica do Tocantins, que tem como tema “Novos Paradigmas do Direito Privado – Desafios para o Século XXI”. O congresso foi aberto com a palestra “O Jardim dos caminhos que se bifurcam”, ministrada pelo Professor Doutor, da Universidade Nacional de COMAHUE – norte da Patagônia, Jorge Eduardo Douglas Price.

Durante a noite, o palestrante falou sobre as mudanças nos paradigmas que embasam as decisões judiciais entre os séculos XIX a XXI.  Em sua fala, o professor explicou que o Direito, atualmente, faz ponte com o futuro. “Os juízes tomam suas decisões tendo como base, aquilo que pode ser feito no futuro. Os magistrados precisam contar histórias, em suas decisões, que poderiam ser contadas de forma diferente”, explicou Jorge.

Nos séculos passados, o Direito era feito em sua linguagem, ou seja, aquilo que estava escrito era tido como verdade. Não havia interpretações das legislações existentes.  “Esse é o grande mito do século XIX, a univocidade semântica da lei”, falou o professor.

O congresso continua durante todo o dia de hoje. À tarde serão apresentados os trabalhos acadêmicos enviados ao congresso, na Católica do Tocantins. A programação do Congresso encerra à noite, no auditório da OAB, com as palestras “Argumentação e Estado Democrático de Direito”, que será ministrada pelo Professor Doutor Tiago Gagliano, e “O Direito Empresarial no Século XXI”, que será ministrada pelo Professor Doutor Rodrigo Almeida. As palestras começarão às 19H.

 

Publicado por ANA CLAUDIA RICHARDELLI MOREIRA DE C. SOARES

Notícias Recentes

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes
19 julho 2024
UniCatólica realiza procedimentos em macacos