Visita técnica

Acadêmicos têm aula prática na ponte sobre o córrego Sussuapara

Estudantes do curso de Engenharia Civil, matriculados nas disciplinas da área de Estruturas (Pontes, Estruturas de Concreto Armado II, Estruturas Metálicas e de Madeira e Teoria das Estruturas), ministradas pelo professor doutor Alexon Braga Dantas, realizaram no dia 29 de fevereiro, uma aula prática na ponte sobre o córrego Sussuapara, localizada na Av. NS-3, em Palmas – TO.

Em um primeiro momento os estudantes participaram de uma explanação, in loco, do sistema estrutural da superestrutura, mesoestrutura e infraestrutura da ponte, elencando tópicos como trem-tipo adequado, disposição dos elementos estruturais, provável caminho dos carregamentos, materiais empregados, entre outros tópicos.

Os acadêmicos verificaram em campo possíveis diagnósticos, considerando, desde a desestabilização do solo, aumento da vazão de água à montante em uma seção reduzida; mudança no tráfego local, entre outros.

Para o estudante Guilherme Barros “a visita técnica é uma importante ferramenta de ensino para o aluno, um apoio que o auxilia na condução das aulas, e o que é mais importante, permite ao aluno o contato com a aplicação prática dos conteúdos aprendidos em sala de aula” pontuou.

O acadêmico Lucas Morais Ramos também mencionou sobre a importância de analisar na prática as teorias e aprendizados em sala. “Para nós engenheiros em formação, tal situação nos mostra a importância em elaborar, projetar, e escudar as devidas obras da melhor maneira e considerar todas as hipóteses possíveis, no caso citado principalmente o fator da natureza.” finaliza.

Publicado por Rebeca Oliveira

06 maio 2024
UniCatólica recebe estudantes do Colégio Militar para tour
30 abril 2024