fev

Acadêmicos de Engenharia Civil realizam visita à Catedral

Os acadêmicos do curso de Engenharia Civil, matriculados na disciplina de Estruturas de Concreto Armado II, visitaram, no dia 16 de fevereiro, à obra da Catedral de Palmas. A obra teve seu reinicio em novembro de 2015, com cerca de 6 mil metros quadrados de área construída.

Durante a visita, os acadêmicos foram apresentados aos projetos estruturais que estão sendo materializados. Também foram verificadas todas as disposições dos elementos estruturais, principalmente dos pilares. Os estudantes também visualizaram em campo as armações dos pilares, onde tiveram noções dos diâmetros dos aços empregados, suas disposições, vinculações com os elementos de fundação, espaçamentos das armaduras, disposição das formas, materiais empregados, condições de linearidade dos pilares em relação à locação proposta, entre outros.

Segundo o Professor Mestre Alexon Braga, a visita foi bastante propícia, pois os estudantes aprenderam a dimensionar pilares à flexo-compressão em concreto armado, por meio do Método do Pilar com Curvatura Aproximada. “A visita foi bastante propícia neste momento, pois a etapa atual das obras e serviços de engenharia envolve a preparação da armação, formas e posterior concretagem dos pilares do pavimento térreo da Catedral”, falou o professor.

O professor ressaltou que a visita motiva os estudantes e facilita o processo de aprendizagem. “A visualização em campo da disposição e dimensões de elementos estruturais, em suas diversas etapas de execução, torna mais elucidativo o entendimento de um conteúdo apresentado teoricamente, notadamente, em disciplinas de projetos, além de motivar nossos futuros engenheiros civis”, concluiu Alexon.

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes