2023
maio
22
Estudante

Semana Acadêmica encerra programação com diversas atividades

Com o tema “Inovação e a Sustentabilidade”, a Semana Acadêmica Integrada do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) do primeiro semestre de 2023 foi repleta de atividades e encerrou na última sexta-feira, 19, com chave de ouro. Durante a programação foram abordados temas voltados aos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Software, Engenharias e Pedagogia e foi realizado um concurso cultural.

As atividades aconteceram na Instituição e em ambientes externos, bem como no Ministério Público do Tocantins (MPTO) que recepcionou os estudantes de Direito durante três dias para a realização de palestras e um Júri Simulado. Os acadêmicos puderam adquirir muito conhecimento com profissionais, especialistas e docentes renomados nas diferentes áreas, inclusive uma turma teve um momento com o Senador Irajá Abreu na Defensoria Pública da União (DPU) que compartilhou sobre o dia a dia no Poder Legislativo.

A estudante do oitavo período de Engenharia Elétrica, Andressa Layara Miranda, que participou na comissão de organização da Semana, destaca a importância do momento. “Minhas expectativas em relação à Semana Acadêmica foram superadas de maneira excepcional. Os eventos proporcionaram experiências enriquecedoras que ultrapassaram todas as minhas expectativas iniciais. Durante a Semana, tive a oportunidade de participar de palestras e workshops com profissionais renomados da minha área de interesse. Esses momentos permitiram ampliar meus conhecimentos, explorar novas abordagens e conectar-me com especialistas do setor. Além disso, pude compartilhar ideias e discutir tópicos relevantes com meus colegas de curso, o que enriqueceu ainda mais a minha experiência”, disse Andressa.

Segundo a acadêmica do quinto período de Engenharia de Software, Thaís Rodrigues, apesar de ser um desafio organizar um evento como a Semana Acadêmica foi um grande aprendizado. “Foi a primeira vez que participei da comissão organizadora de um evento como esse, foi totalmente desafiador desde o primeiro momento, mas contribuiu muito, a interação que tive com os outros alunos e os convidados que palestraram fizeram valer a pena todo o esforço!”, enfatizou a estudante.

Tribunal do Júri

A ação aconteceu na última sexta-feira,19 no auditório do Ministério Público. Os acadêmicos do curso de Direito simularam um caso de feminicídio ocorrido em Palmas em 2018. Para a atuação, os estudantes tiveram acesso às peças processuais e realizaram uma sessão que durou seis horas, resultando na sentença de condenação do réu a 18 anos de prisão.

O professor da disciplina de “Estágio Supervisionado Prática Penal IV e V” Leandro Jeferson explica como o Júri foi planejado. “Essa simulação aproxima os alunos de um júri real. Pegamos um processo, trocamos os personagens e distribuímos para que os acadêmicos fizessem um estudo do caso e aqui simulamos na frente de outros estudantes como acontece na realidade”, disse o docente.

Para a acadêmica do sétimo período, Anne Karoline, a experiência foi enriquecedora para a sua trajetória profissional. “O Júri simulado foi de extrema importância para a ampliação dos conceitos e oportunidades de aplicação na prática sobre o que é o direito. As diversas experiências apresentadas e discutidas em diferentes cenas foram importantes para demonstrar a construção e a consolidação do Unicatólica. Gostaria de agradecer a oportunidade em ter participado, foi uma semana acadêmica de muito aprendizado”, destacou a estudante que representou durante a simulação, como testemunha, uma amiga da vítima.

 

FOTOS: Marcelo de Deus (MPTO), Ascom DPU e UniCatólica

Publicado por Kezia Noá

Notícias Recentes

25 março 2024
Estamos juntos na batalha contra o Aedes aegypti
21 março 2024
UniCatólica contrata Auxiliar de Serviços Gerais
14 março 2024
Pesquisa IASE 2024 avalia empregabilidade de egressos