2023
maio
22
Estudante

Semana Acadêmica encerra programação com diversas atividades

Com o tema “Inovação e a Sustentabilidade”, a Semana Acadêmica Integrada do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) do primeiro semestre de 2023 foi repleta de atividades e encerrou na última sexta-feira, 19, com chave de ouro. Durante a programação foram abordados temas voltados aos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Software, Engenharias e Pedagogia e foi realizado um concurso cultural.

As atividades aconteceram na Instituição e em ambientes externos, bem como no Ministério Público do Tocantins (MPTO) que recepcionou os estudantes de Direito durante três dias para a realização de palestras e um Júri Simulado. Os acadêmicos puderam adquirir muito conhecimento com profissionais, especialistas e docentes renomados nas diferentes áreas, inclusive uma turma teve um momento com o Senador Irajá Abreu na Defensoria Pública da União (DPU) que compartilhou sobre o dia a dia no Poder Legislativo.

A estudante do oitavo período de Engenharia Elétrica, Andressa Layara Miranda, que participou na comissão de organização da Semana, destaca a importância do momento. “Minhas expectativas em relação à Semana Acadêmica foram superadas de maneira excepcional. Os eventos proporcionaram experiências enriquecedoras que ultrapassaram todas as minhas expectativas iniciais. Durante a Semana, tive a oportunidade de participar de palestras e workshops com profissionais renomados da minha área de interesse. Esses momentos permitiram ampliar meus conhecimentos, explorar novas abordagens e conectar-me com especialistas do setor. Além disso, pude compartilhar ideias e discutir tópicos relevantes com meus colegas de curso, o que enriqueceu ainda mais a minha experiência”, disse Andressa.

Segundo a acadêmica do quinto período de Engenharia de Software, Thaís Rodrigues, apesar de ser um desafio organizar um evento como a Semana Acadêmica foi um grande aprendizado. “Foi a primeira vez que participei da comissão organizadora de um evento como esse, foi totalmente desafiador desde o primeiro momento, mas contribuiu muito, a interação que tive com os outros alunos e os convidados que palestraram fizeram valer a pena todo o esforço!”, enfatizou a estudante.

Tribunal do Júri

A ação aconteceu na última sexta-feira,19 no auditório do Ministério Público. Os acadêmicos do curso de Direito simularam um caso de feminicídio ocorrido em Palmas em 2018. Para a atuação, os estudantes tiveram acesso às peças processuais e realizaram uma sessão que durou seis horas, resultando na sentença de condenação do réu a 18 anos de prisão.

O professor da disciplina de “Estágio Supervisionado Prática Penal IV e V” Leandro Jeferson explica como o Júri foi planejado. “Essa simulação aproxima os alunos de um júri real. Pegamos um processo, trocamos os personagens e distribuímos para que os acadêmicos fizessem um estudo do caso e aqui simulamos na frente de outros estudantes como acontece na realidade”, disse o docente.

Para a acadêmica do sétimo período, Anne Karoline, a experiência foi enriquecedora para a sua trajetória profissional. “O Júri simulado foi de extrema importância para a ampliação dos conceitos e oportunidades de aplicação na prática sobre o que é o direito. As diversas experiências apresentadas e discutidas em diferentes cenas foram importantes para demonstrar a construção e a consolidação do Unicatólica. Gostaria de agradecer a oportunidade em ter participado, foi uma semana acadêmica de muito aprendizado”, destacou a estudante que representou durante a simulação, como testemunha, uma amiga da vítima.

 

FOTOS: Marcelo de Deus (MPTO), Ascom DPU e UniCatólica

Publicado por Kezia Noá

Notícias Recentes

12 julho 2024
Docente de Psicologia apresenta trabalho em congresso nacional
11 julho 2024
UniCatólica entrega projetos feitos em parceria com Lajeado
10 julho 2024
UniCatólica abre vaga para Auxiliar de Secretaria Acadêmica