A Católica do Tocantins vai participar do Circuito Universitário de Cinema

O projeto realizado pela MPC Filmes com o patrocínio da Petrobras nesta edição exibe os filmes: “À Queima Roupa”, “A Viagem de Yoani” e “Sem Pena”.

A programação na Católica se dará nos dias 09, 10 e 11 de setembro.  Nos auditórios das duas Unidades.

Dia 9 – Unidade II – filme:  “À queima Roupa” –Loca: Auditório

Dia 10 – Unidade I à noite – “A viagem de Yoani” – Local: Auditório do prédio novo

Dia 11 – Unidade I Manhã – “Sem Pena” – Local: Tribunal do Júri

Dia 11 – Unidade I Noite – “À queima Roupa” – Local: Auditório do prédio novo

Algumas turmas serão escaladas para assistirem à estes documentários e participarão dos debate no final da sessão. Porém, individualmente, todos estão convidados para qualquer um desses horários. Só não poderá ir a turma toda por causa do limite de vagas, a não ser que seja combinado anteriormente com o Prof. Claudecir que é o responsável interno por este projeto.

O Circuito Universitário de Cinema tem como objetivo principal fomentar, no ambiente acadêmico, o diálogo e a reflexão sobre questões de interesse nacional e histórico abordadas nas obras a serem exibidas, despertando nos jovens o interesse pela história de seu país. Mais do que uma simples exibição de filmes, a Mostra é um espaço de ampla comunicabilidade, constituindo-se um eficaz instrumento de divulgação e multiplicação de mensagens.  Acreditamos no poder de informação do cinema e, por isso, levamos a temática dos Direitos Humanos para instituições de ensino em 14 estados do Brasil.

A MPC Filmes é uma produtora carioca com mais de 30 anos de experiência no mercado brasileiro e internacional. Fundada em 1982 pelo produtor e diretor Alberto Graça e tendo como sócia a produtora Luciana Boal Marinho, a MPC atua nas áreas de produção e difusão de conteúdo audiovisual.

Para a produção da Mostra, a MPC Filmes conta com 14 Agentes Mobilizadores, que serão responsáveis por articular as exibições nas instituições de ensino, divulgar o evento, convidar debatedores para compor as mesas de debates, além de relatar cada sessão. Durante todo o tempo o Agente receberá orientações e estará sob a nossa supervisão.

As exibições dos filmes são gratuitas e abertas ao público. Após as sessões serão promovidos debates com acadêmicos, pesquisadores, pessoas ligadas a movimentos sociais, culturais e de direitos humanos.

Mais informações: Mayara Ponce – Agente Mobilizador – Email: mayara.ponce@hotmail.com – Tel: (63) 8490-4331

Conheça os 03 (três) filmes selecionados para essa edição:

À Queima Roupa

Gênero: Documentário

Direção: Theresa Jessouroun

Sinopse: À QUEIMA ROUPA é um documentário sobre a violência e a corrupção da polícia do Rio de Janeiro nos últimos 20 anos. O filme parte da Chacina de Vigário Geral de 1993, culminando com execuções cometidas em nome da lei, em 2012 e 2013. Os fatos são apresentados através de entrevistas, imagens de arquivo e cenas ficcionais que reconstroem a memória dos sobreviventes das chacinas.

Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=jjQaANlx294&feature=youtu.be

A Viagem de Yoani

Gênero: Documentário

Direção: Raphael Bottino e Peppe Siffredi

Sinopse: Em 2013, após dezenas de tentativas frustradas, a blogueira cubana Yoani Sánchez conseguiu uma autorização do governo para sair de seu país natal e conhecer o mundo. Sua primeira viagem teve como destino o Brasil, onde foi recebida com uma mistura de aplausos e vaias por seus fortes ataques ao governo cubano. Seria ela uma defensora da liberdade de expressão? Uma agente financiada pelos Estados Unidos?

Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=98F40tXvL04

Sem Pena

Duração: 90 minutos

Gênero: Documentário

Direção: Eugenio Puppo

Sinopse: Nenhuma população carcerária cresce na velocidade da brasileira que já é a terceira maior do mundo. Sem Pena desce ao inferno da vida nas prisões brasileiras, para expor as entranhas do sistema de justiça do país, demonstrando como morosidade, preconceito e a cultura do medo só fazem ampliar a violência e o abismo social existente.

Veja o trailer:https://www.youtube.com/watch?v=C60587HKj34

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024