Seminário
Pesquisa Científica foi tema de discussão em Seminário
Aconteceu nesta quarta, 22 de maio, às 19h, no auditório da unidade I, a abertura do evento “Socialização dos trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de TCC I e TCC II e Metodologia de Pesquisa Científica – SACIC” com palestra e mesa redonda sobre “A importância da pesquisa científica na formação superior”.
Os participantes da mesa foram os professores: doutor Flávio Augustus da Mota Pacheco, doutor José Lopes Soares Neto e doutor Vinicius Pinheiro
Marques, que em suas apresentações falaram sobre a importância da pesquisa científica na vida acadêmica e fora dela.
O professor doutor Vinicius Pinheiro Marques, abriu a mesa redonda falando sobre a importância da pesquisa científica. Em sua fala, o professor disse que “o evento foi muito interessante porque permitiu transmitir aos alunos as possibilidade de desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico através da participação em projeto de iniciação científica. Além disso, o diálogo permitiu relatar um pouco de nossas experiências e vivências e testemunhar o quanto a iniciação científica é relevante para a formação”, comenta.
Além disso, o professor Vinicius citou outro ponto importante do evento que foi possibilitar uma conversa franca sobre os projetos e trabalhos de conclusão de curso. “Os alunos ficam muito tensos quando entra nessa semana de bancas. O evento também nos permitiu transmitir calma e serenidade nesse momento decisivo do curso”, fala.
De acordo com a organizadora do evento, professora doutora Valdirene Cassia, “o evento é um seminário de abertura da socialização dos trabalhos acadêmico científico, em especial os trabalhos de TCC. A nossa proposta é ter um marco para que os nossos alunos e professores possam dar a devida importância aos trabalhos de conclusão de curso, hoje iniciamos com um seminário. Nesse seminário vamos falar sobre a importância da pesquisa na formação superior e durante toda a semana nós teremos as bancas tanto de TCC I quanto de TCC II”, comenta.
A professora doutora Valdirene Cassia ainda fala que é importante o aluno participar, “o TCC tem que deixar de ser aquele bicho papão, aquele momento em que o aluno se sente quase que torturado. Essa não é nossa intenção. A nossa intenção é que o aluno reconheça no TCC uma possibilidade de adquirir ainda mais conhecimento numa visão crítica, e a partir dessa visão crítica, compreenda melhor objetos e as coisas referentes ao curso que ele tem como proposta em exercer no mercado de trabalho”, finaliza.
O evento é aberto para toda comunidade acadêmica. Os TCCs serão apresentados no Tribunal do Júri, na unidade I. Confira a programação:
Unidade I
22/05 – 19h – Abertura com mesa-redonda;
23/05 – Bancas de apresentação TCC, período matutino, vespertino e noturno;
24/05 – Bancas de apresentação TCC, período matutino, vespertino e noturno;
25/05 – 9h – Apresentação dos projetos de pesquisa de Ciências Contábeis, Engenharias e Direito;
25/05 – Bancas de apresentação TCC, no período matutino e vespertino ;
27/05 – Bancas de apresentação TCC, período matutino, vespertino e noturno;
28/05 – 9h – Apresentação dos projetos de pesquisa de Arquitetura e Urbanismo;
28/05 – Bancas de apresentação TCC, período matutino, vespertino e noturno;
29/05 – Bancas de apresentação TCC, período matutino, vespertino e noturno;
30/05 – Bancas de apresentação TCC, período matutino, vespertino e noturno;
31/05 – Bancas de apresentação TCC, período matutino, vespertino e noturno;
Unidade II
23/05 – 19h – Apresentação dos projetos de pesquisa de Agronomia;
24/05 – 19h – Apresentação dos projetos de pesquisa de Zootecnia;
27/05 – 14h – Apresentação dos projetos de pesquisa de Medicina Veterinária.
Publicado por carla adriana