2019
jan
30
Institucional

Engenharias Elétrica e de Produção têm novo coordenador

O engenheiro eletricista João Carlos Sarri Júnior assumirá a coordenação dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção da Católica do Tocantins. O professor Sarri pertence ao corpo docente da instituição desde 2014, ministrando aulas para o curso de Engenharia Elétrica. Em entrevista, o coordenador falou dos desafios e novos projetos.

Quais serão suas ações a frente da coordenação do curso?

As minhas ações serão de cumprir a missão e valores da Católica, promovendo Espiritualidade, Cidadania, Excelência, Família e Inovações.

Trabalhar com ética e transparência para promover a articulação entre os docentes envolvidos nos cursos, com vistas à integração interdisciplinar para diversos projetos como, por exemplo, projeto de extensão e produção cientifica. Estimular os alunos na participação em atividades profissionais, extensão e produção de obras e principalmente no ENADE.

Quais os desafios que você acredita que vai enfrentar?

O ensino superior tem passado por diversas atualizações, que envolvem os métodos de ensino e aprendizagem, o perfil dos alunos, assim como as demandas da sociedade e do mercado de trabalho. O ensino superior deixou de ser visto como instrumento técnico de capacitação para o trabalho, e passou a exercer também vários papéis, como contribuição social, cultural e crescimento pessoal.

As instituições de ensino superior, principalmente na Católica do Tocantins, estão buscando adequar esse novo contexto, dando ênfase na gestão educacional e a todos os elementos que participam desse processo.

Os principais desafios para essa gestão são as avaliações externas e internas, a competitividade no cenário educacional e a mudança do perfil do estudante.

Como está hoje o mercado de trabalho para o engenheiro eletricista e o engenheiro de produção?

De modo geral, em 2018 a desaceleração do crescimento econômico no Brasil, devido à crise política e econômica, fez com que as empresas reduzissem os custos de investimentos e passaram a operar com quadros enxutos em suas operações.

Dessa forma, abriu uma necessidade sem precedentes, onde essas mesmas empresas agora apresentam uma demanda para profissionais que operem na transição de cenário, mantendo os baixos custos e promovendo o crescimento das mesmas, daí faço uma pergunta, você conhece algum profissional com essas habilidades? Então, esse profissional é o engenheiro, mais uma vez!

Para tanto, a demanda de mercado atualmente é por profissionais com foco no futuro, com visão estratégica e, principalmente, profissionais inovadores, que permitam às empresas se destacarem e se manterem competitivas com as mudanças tecnológicas, ressaltando que essa dinâmica vem ocorrendo em todo o mundo.

Para o ano de 2019, as mudanças ainda estão tímidas, as retomadas dos investimentos na indústria em geral estão acompanhando a nova revolução tecnológica que está ocorrendo em âmbito global, o foco das empresas que estão sobrevivendo à crise será manter os custos baixos e recuperar seu crescimento gradualmente, com isso, o mercado vai ganhando mais confiança, e o crescimento acontecerá e as oportunidades para os engenheiros ocorrerão, pois estes são os responsáveis por transformar as ideias em ação, literalmente fazer acontecer.

Minicurrículo

Graduado em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (1998), com experiência profissional na área de distribuição de energia, atuando nas áreas de operação, manutenção e obras, com ênfase em Engenharia Elétrica e Gerenciamento de Projeto. Especialista em Segurança do trabalho e MBA em Gerenciamento de Projetos. Experiência de 16 anos em distribuição de energia – trabalhando na concessionária de Energia Elétrica do Estado do Tocantins. Atualmente, trabalha como diretor de Infraestrutura e Obras do Poder Judiciário do Estado do Tocantins. Mestrando em Agroenergia na Universidade Federal do Tocantins. Na Católica do Tocantins, além de coordenador, Sarri atuará como professor nas disciplinas de Conversão de Energia, Transmissão e Distribuição de Energia, Segurança do Trabalho e Instalações Elétricas Prediais e Telefonia.

Publicado por ANA CLAUDIA RICHARDELLI MOREIRA DE C. SOARES

Notícias Recentes

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes
19 julho 2024
UniCatólica realiza procedimentos em macacos