2017
mar
21
Institucional

Ministro do STJ palestra em Aula Magna do curso de Direito

Na manhã de ontem, 20 de março, o ministro do Superior Tribunal Justiça (STJ), Nefi Cordeiro, ministrou a palestra com o tema “Sistema Prisional Brasileiro: realidade e perspectivas”, durante a Aula Magna do curso de Direito.

Durante o evento, Nefi falou aos acadêmicos sobre a prisão processual e penal, ressaltando que na prisão processual tratamos a pessoa como culpada antecipadamente. “A prisão processual deve ser feita como uma garantia para o processo ou para sociedade. Alguém é tão perigoso, causa tanto risco para sociedade que eu não posso deixa-lo solto, mas essa pessoa é solta depois de condenada. Estamos tratando a pessoa como culpada antecipadamente. A prisão pena, é estabelecido para quem eu sei que é culpado”, falou Cordeiro

Trinta e três por cento da população prisional do país não possui sentença. O Brasil é o 4º país em maior quantidade absoluta de presos, ficando atrás dos Estados Unidos, China e Rússia. “Essa realidade pode mudar, pois embora sejamos o quarto, os outros três estão diminuindo seus números de presos, enquanto nós estamos aumentando”, contou o ministro.

O perfil do preso no Brasil é em sua maioria de 18 a 24 anos, cor parda, ensino fundamental incompleto. O tempo total de pena da população prisional condenada fica entre 4 a 8 anos retido. A maior parte dos crimes tentados são divididos em tráfico (27%) e roubo (21%). “No tráfico, 25% são homens e 63% mulheres. Os homens se envolvem com o tráfico por causa da ganância e as mulheres por conta do afeto”, falou Nefi.

O ministro também destacou sobre o sistema de levantamento de presos que está sendo usado como piloto no Tocantins. O projeto tem como objetivo fazer um levantamento dos presos. “Esse projeto é imprescindível. Hoje temos um sistema eleitoral que sabe quem você é e na cadeia você pode entrar com um nome falso, ter um mandato de prisão e ninguém vai saber – ou vai demorar para ter conhecimento – Isso mostra o descaso com o Sistema Prisional”, falou Cordeiro.

Nefi encerrou sua palestra com a mensagem de encontrar dentre o público da palestra contatos que tragam alegria. “Espero encontrar aqui contato de pessoas que querem fazer o melhor para a sociedade e para o Brasil, dentro ou fora da advocacia”, concluiu Nefi.

Os estudantes assistiram também a palestra do juiz federal da presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins, o doutor Esmar Custódio Vêncio sobre “Equipes multidisciplinares nos juízos da infância e juventude”. Á noite, foi ministrada a palestra “Carreiras Jurídicas – caminhos e perspectivas” pelo juiz federal e membro do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, o doutor Gabriel Brum Teixeira.

Publicado por ANA CLAUDIA RICHARDELLI MOREIRA DE C. SOARES

Notícias Recentes

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes
19 julho 2024
UniCatólica realiza procedimentos em macacos