2016
abr
25
Institucional

Professor da Católica participou de Congresso de Patologias das Construções

O professor mestre Fernando Fernandes participou dos dias 18 a 20 de abril, do Congresso Brasileiro de Patologias das Construções (CBPAT 2016), em Belém do Pará. O evento contou com fóruns sobre o controle da qualidade, a patologia e a recuperação de estruturas, que teve como objetivo a divulgação de pesquisas científicas e tecnológicas sobre os temas.

Durante o evento, o Professor Fernando Fernandes apresentou os trabalhos que foram orientados por ele, intitulados: “Levantamento de patologia causada por umidade em uma edificação na cidade de Palmas –TO”, e “Caracterização de infiltrações em parede de contenção devida a falha ou ausência de impermeabilização em construção comercial na cidade de Palmas – TO”, de autoria das acadêmicas do curso de Engenharia Civil, Lidiane Andrade e Roberta Honório, respectivamente.

No evento, Fernandes foi eleito membro da Comissão Científica da Associação Brasileira de Patologia das Construções (ALCONPAT), associação responsável pela organização do CBPAT.  “Esse é um momento muito importante para minha carreira profissional, e também para a Católica do Tocantins que vem participando de eventos renomados na área da engenharia”, falou o professor.

 Sobre os trabalhos

O trabalho da acadêmica Lidiane Andrade, “Levantamento de patologia causada por umidade em uma edificação na cidade de Palmas –TO”, identificou que a umidade em materiais construtivos origina e abre caminhos para outros tipos de patologia na edificação. O melhor controle é prevenir com dimensionamento das tubulações, utilização de material de qualidade e mão de obra especializada.  Para conferir o trabalho clique aqui.

Já a acadêmica Roberta Honório avaliou em seu trabalho, “Caracterização de infiltrações em parede de contenção devida a falha ou ausência de impermeabilização em construção comercial na cidade de Palmas – TO”, sobre o tipo de impermeabilização e na falta desta no surgimento de manifestações que surgiram em uma obra comercial na cidade de Palmas. As principais manifestações patológicas encontradas foram manchas de umidade desenvolvidas devido a infiltração de água no solo.

 Os trabalhos estão disponíveis para leitura nos anais do Congresso, nas páginas 1513 a 1518 e 739 a 744, clicando aqui.

 

Publicado por ANA CLAUDIA RICHARDELLI MOREIRA DE C. SOARES

Notícias Recentes

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes
19 julho 2024
UniCatólica realiza procedimentos em macacos