Estudante

Acadêmicos prestam consultoria a empresas em Palmas

Sob orientação e acompanhamento do professor mestre e consultor empresarial, André Raposo, estudantes da disciplina “Projeto Empresarial” dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) estão prestando ações de apoio e consultoria gratuita para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas em Palmas.

Durante os atendimentos é realizado assessoramento sobre a parte financeira das empresas, fluxo de caixa, implementação de indicadores financeiros e treinamento para utilização das metodologias, abordagem e ferramenta de controle gerencial. A oportunidade é fundamental para que os acadêmicos acompanhem como funciona todo o processo de implantação para a abertura de uma empresa e apliquem o conhecimento adquirido em sala de aula na prática.

O professor da disciplina, André Raposo, pontua as principais frentes em que os estudantes estão trabalhando. “Eles têm atendido empresas gratuitamente, implementando estratégias, abordagens, metodologias e ferramentas para o crescimento, desenvolvimento e organização das mesmas”, disse o docente.

Ao total, os estudantes já realizam atendimento à Farmácia Artesanal, com um diagnóstico ligado à saúde financeira, bem como a admissão fiscal/tributária da empresa e um diagnóstico de conformidade, à PetisCÃO Gourmet onde desenvolveram vários meios de organização para o negócio, tais como: marketing, área financeira, contábil, e à empresa Salgadinhos da Hora com implementação de sistema, com acompanhamento financeiro, marketing e na organização da inauguração da empresa.

Para o acadêmico do sétimo período de Ciências Contábeis, Maurício Galvão Alves, a experiência tem sido surpreendente. Ele dá detalhes do que tem aprendido na prática. “No UniCatólica são ofertadas diversas vivências práticas na nossa área de atuação que agregam valor e aprendizado tanto para as empresas que estão sendo atendidas quanto aos acadêmicos que estão atendendo. Esse tipo de atividade contribui dando uma visão real de como é o mercado de trabalho e de como os conhecimentos teóricos são aplicados na prática, além de fornecer um aprendizado prático de grande relevância, fazendo com que o aluno identifique temas e ideias que vão além dos ensinamentos passados na sala de aula”, enfatizou o estudante.

A expectativa da empresa

A proprietária da PetisCÃO Gourmet, empresa que já atua há 4 anos no mercado palmense com a produção de petiscos saudáveis para pets, Luciene Teixeira Silva, destaca a contribuição significativa que as consultorias têm promovido para o desenvolvimento do seu negócio. “Os acadêmicos da instituição têm sido muito parceiros, prontos para esclarecerem as minhas dúvidas em relação ao sistema. Esse apoio tem gerado desenvolvimento e gestão do meu negócio. As melhorias palpáveis são: tempo de qualidade, pois fico sabendo tudo em um clique, antes eu anotava tudo no papel e agora já posso seguir crescendo e com esse apoio expandir e ensinar mais pessoas a empreender de maneira prática”, destacou a empresária.

Publicado por Kezia Noá

01 julho 2024