2023
maio
24
Parceria

Seminário de Pesquisa e Biodiversidade acontece no UniCatólica

Entre os dias 22 e 24 de maio, uma parceria entre o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realizou o II Seminário de Pesquisa e Biodiversidade do Tocantins para pesquisadores, estudantes e profissionais da área do estado.

Com o tema Sustentabilidade na Bacia Hidrográfica Tocantins – Araguaia no Estado do Tocantins, o evento contou com a presença de palestrantes renomados a níveis local e nacional para debater com os participantes os mais variados assuntos da área e realizaram mesas redondas, exposições de painéis, apresentações orais de 10 resumos, entre outras atividades.

Durante a abertura, a pró-reitora acadêmica do UniCatólica, Mariana Lacerda destacou o sentimento positivo da Instituição em poder colaborar com pesquisas que contribuem para o desenvolvimento sustentável do Estado.

As atividades

No primeiro dia, os profissionais participaram da palestra do professor da UFT, o doutor. Fernando Pelicice, sobre “A degradação ambiental e sustentabilidade na Bacia Tocantins-Araguaia. No segundo dia, as atividades continuaram com exposição oral de resumos e mesas redondas.

Ao todo, foram aceitos pelo Comitê Científico do Seminário 52 resumos para publicação nos anais. O evento encerrou nesta quarta-feira, 24, com uma mesa redonda sobre a Comunicação no contexto socioambiental e palestra com a Dra. Flávia Miranda da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus (BA).

A estudante do terceiro período de Medicina Veterinária do UniCatólica, Ana Gabrielle Peres Evangelista Pinheiro, participou da palestra de encerramento e destaca como o evento contribuiu para o seu aprendizado. “Foi uma grande oportunidade ver como funciona a conservação do nosso cerrado e aprender com uma pessoa tão rica em conhecimento como a professora Flávia Miranda. A transmissão desse conhecimento e experiência ao meio acadêmico mostra aos alunos e outros servidores a importância da conservação da biodiversidade do nosso Tocantins. Logo, teremos profissionais bem capacitados e experientes na conservação ambiental, não apenas no Tocantins como em outros estados”, ponderou Ana Gabrielle.

Com informações do Naturatins

Publicado por Kezia Noá

Notícias Recentes

26 abril 2024
Acadêmicos apresentam resultados do Projeto Frentiscão
25 abril 2024
UniCatólica promove Intervalo Cultural entre estudantes
25 abril 2024
Estudantes do UniCatólica participam de visita à aldeia Xerente