maio

Seminário de Pesquisa e Biodiversidade acontece no UniCatólica

Entre os dias 22 e 24 de maio, uma parceria entre o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realizou o II Seminário de Pesquisa e Biodiversidade do Tocantins para pesquisadores, estudantes e profissionais da área do estado.

Com o tema Sustentabilidade na Bacia Hidrográfica Tocantins – Araguaia no Estado do Tocantins, o evento contou com a presença de palestrantes renomados a níveis local e nacional para debater com os participantes os mais variados assuntos da área e realizaram mesas redondas, exposições de painéis, apresentações orais de 10 resumos, entre outras atividades.

Durante a abertura, a pró-reitora acadêmica do UniCatólica, Mariana Lacerda destacou o sentimento positivo da Instituição em poder colaborar com pesquisas que contribuem para o desenvolvimento sustentável do Estado.

As atividades

No primeiro dia, os profissionais participaram da palestra do professor da UFT, o doutor. Fernando Pelicice, sobre “A degradação ambiental e sustentabilidade na Bacia Tocantins-Araguaia. No segundo dia, as atividades continuaram com exposição oral de resumos e mesas redondas.

Ao todo, foram aceitos pelo Comitê Científico do Seminário 52 resumos para publicação nos anais. O evento encerrou nesta quarta-feira, 24, com uma mesa redonda sobre a Comunicação no contexto socioambiental e palestra com a Dra. Flávia Miranda da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus (BA).

A estudante do terceiro período de Medicina Veterinária do UniCatólica, Ana Gabrielle Peres Evangelista Pinheiro, participou da palestra de encerramento e destaca como o evento contribuiu para o seu aprendizado. “Foi uma grande oportunidade ver como funciona a conservação do nosso cerrado e aprender com uma pessoa tão rica em conhecimento como a professora Flávia Miranda. A transmissão desse conhecimento e experiência ao meio acadêmico mostra aos alunos e outros servidores a importância da conservação da biodiversidade do nosso Tocantins. Logo, teremos profissionais bem capacitados e experientes na conservação ambiental, não apenas no Tocantins como em outros estados”, ponderou Ana Gabrielle.

Com informações do Naturatins

Publicado por Kezia Noá