Estudante

Parlamento discente apresenta pautas acadêmicas à Reitoria

A primeira reunião semestral do novo parlamento discente do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) aconteceu nesta quinta-feira, 20. Na oportunidade, o reitor, professor doutor Gillianno Mazzetto, e o coordenador de pastoralidade, professor mestre Rafael Furtado, receberam o grupo de estudantes para ouvir as demandas e alinharem ações que contribuam para o andamento da instituição.

Em sua fala, Gillianno destacou a importância da representação dos estudantes no exercício do “pensar na instituição” e na construção do ecossistema educativo. Além disso, escutou as sugestões e incentivou os acadêmicos a explorarem a criatividade focados na vida da comunidade interna e externa.

Em seguida, o grupo de estudantes, que representa os demais acadêmicos dos cursos nos conselhos, núcleos e reuniões com a Reitoria, apresentou pautas relevantes à realidade acadêmica, e esclareceram dúvidas sobre o mandato, bem como, ações e políticas a serem desenvolvidas voltadas à liderança social, cultura, esportes, espiritualidade e pesquisa e extensão.

O estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo, José Ademilson dos Santos, comentou como o parlamento discente facilitará a comunicação entre os estudantes e a gestão. “Podemos indicar os problemas, ouvir os colegas no dia a dia acadêmico, obter ideias para discutir com os coordenadores e com a própria gestão da instituição, a fim de obter e direcionar as possíveis soluções cabíveis”, destacou o acadêmico.

Ainda no encontro, o professor mestre Rafael Furtado relatou que “cada membro do parlamento irá contribuir com os professores responsáveis pelos núcleos ou pelas trilhas do Unicatólica”, finalizou.

O parlamento discente

O Parlamento Discente tem como objetivo enriquecer o processo de criação de um espaço acadêmico baseado na participação, na autonomia e no protagonismo dos discentes.

O grupo deve representar seus colegas frente à equipe gestora da instituição, especialmente à coordenação de curso do qual é estudante e demais gestores, ficando responsável em ouvir as necessidades e interesses da turma e articular ações conjuntas.

Publicado por Kezia Noá

01 julho 2024