jun

Docente publica obras sobre Administração e Marketing

O professor da Católica do Tocantins, Doutor Flávio Pacheco, teve três trabalhos publicados neste ano, em formato de livros, pela Editora Life. As obras abordam temas da Administração e do Marketing. “Essas três obras são fruto de um projeto acadêmico de quatro anos. Só tenho a agradecer os parceiros e aos nossos alunos, que contribuíram para sua realização”, afirmou. Dois exemplares de cada livro estão disponíveis na biblioteca da Católica do Tocantins.

Sobre as obras

O livro “Marcas Próprias: Uma visão sobre os Varejistas e Fornecedores”, primeiro a ser lançado, traz os resultados da pesquisa realizada pelo professor há dez anos, durante o mestrado em Administração. “O enfoque da obra é o Marketing, mais especificamente o marketing dos produtos de marcas próprias, utilizados por supermercados varejistas. Uma peculiaridade é como ocorre a negociação entre a empresa e os fornecedores de marcas próprias. O cliente não sabe, mais em muitos casos os ‘produtos marca própria’, que levam a marca do varejista, não são fabricados por ele”, explicou Pacheco.

A publicação seguinte, “Marketing Estratégico: Aplicações e Tendências”, reúne resultados advindos de disciplinas de Estágio e Trabalhos de Conclusão em cursos de Pós-graduação. “Este livro traz uma coletânea de estudos sobre marketing, e sua aplicação no meio empresarial . Uma rica fonte de consulta para trabalhos monográficos na área mercadológica.”

Por fim, o trabalho “Capacidade de Absorção do Conhecimento: Um enfoque prático”, foi inspirado na tese de doutorado em Administração defendida por Pacheco em 2012, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). “Nesta obra é apontado o caso de uma empresa de exportação de capim dourado do Tocantins, que tem aplicado métodos de capacidade de absorção para internacionalizar-se”, afirmou.

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes