2015
jun
05
Institucional

Argumentos sobre a maioridade penal foram apresentados em debate

Estudantes do Curso de Direito da Católica do Tocantins e outras instituições de ensino superior de Palmas lotaram o auditório da Assembleia Legislativa ​no último dia​ 03, para ouvirem a discussão sobre a redução da maioridade penal. De um lado, estava a Professora Mestra Lara Lívia, juntamente com os acadêmicos do 5º período do curso de Direito que apresentaram argumentos contra a redução da maioridade. Do outro, o Professor Maurício Ughini, juntamente com os acadêmicos do 4º período ​que ​apresentaram argumentos a favor da redução da maioridade penal para 16 anos.

A professora Lara Lívia afirmou na discussão que a redução da maioridade não é a solução. “A solução chama-se educação. Esses jovens não tem o mesmo preparo intelectual que os maiores que estão presos”, falou a professora.

O professor Maurício Ughini, no debate, defendeu a aplicação da pena para menores de 18 anos. “A evolução da sociedade é um dos motivos que levam a defender a redução da maioridade penal. A informação chega muito rápido. Um menino de 16 anos​,alguns anos atrás​,​ não tinha a capacidade de discernimento de um menino de 16 anos dos dias de hoje. Se ele tem capacidade de entendimento deve responder pelos seus atos”, falou o professor.

Os acadêmicos também expuseram suas opiniões sobre o assunto. Veja o que o acadêmico Willian, que é contra a redução da maioridade refletiu sobre o assunto. “Não queremos punir. Queremos construir prisões ou queremos cidades dignas? Para que mudar apenas para punir? Uma boa democracia é feita por uma boa constituição”, afirmou o acadêmico.

O acadêmico Marcos Vinicius afirmou que a responsável pela criminalização dos jovens é a falta da educação no Brasil. “Não tem condições de colocar um jovem de 16 anos na cadeia. Esse jovem quando não tem acesso à educação vem alguém e lhe oferece algo onde se ganha muito e trabalha pouco”, falou Vinícius.

A acadêmica Ana Carolina disse que era contra a redução da maioridade penal. “Antes de estudar para esse trabalho era contra a alteração da maioridade penal, pois não conhecia o texto na íntegra, agora sou a favor. Se jovens de 16 anos podem votar, também podem responder por seus atos”, afirmou Ana Carolina.

A acadêmica Mariana também apresentou argumentos a favor da redução da maioridade penal. “Concordamos com a redução da maioridade penal, mas sabemos que o sistema como está não funciona, porém não devemos ​deixar impunes os jovens que praticam crimes. O melhor para a sociedade é a redução da idade penal”, enfatizou a acadêmica.

O debate contou também com a participação dos deputados Ricardo Ayres e Eli Borges. No começo da discussão, a professora convidou todos os presentes para homenagearem os professores Marcelo Soares e Manoel Bonfim, vitimas de acidente de trânsito, e defensores dos Direitos Humanos.

 

 


Publicado por ANA CLAUDIA RICHARDELLI MOREIRA DE C. SOARES

Notícias Recentes

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes
19 julho 2024
UniCatólica realiza procedimentos em macacos