jun
Seminário

Seminário de Direitos Humanos teve início com debate

Iniciou ontem, dia 31 de maio, o 1º Seminário Internacional “Direitos humanos hoje” com o debate sobre direitos humanos e os direitos dos cidadãos.

O evento foi mediado pelo professor e coordenador do Observatório de Direitos Humanos do Unicatólica, mestre Osnilson Rodrigues, e teve como convidadas as professoras: doutora Dolores Coutinho, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), a mestra Andressa Freitas Martins, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a doutora Ingrid Haas, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

A professora Ingrid explorou o tema “capacitismo estrutural”, e convidou os presentes para ter uma atitude anticapacitistas, e aproveitou para explanar sobre o ESG, sigla vem do inglês “Environmental, Social and Governance”, que em português pode ser traduzido como ambiental, social e governança. “A questão do desenvolvimento sustentável está ligado a questão social, e quando falo de social estou falando da inclusão e diversidade”, disse.

Durante o debate, a professora Andressa apresentou, de modo geral, uma das responsabilidades da universidade, que é justamente a responsabilidade social, projetos de extensão e ensino conectado com a extensão. “A universidade pode se tornar mais acessível, principalmente o espaço físico. Dialogar com a sociedade é importante, para que nunca caminhe sozinha, para envolver o máximo de atores possível e para que seja diversa”, finalizou.

Dolores fez uma análise sobre o artigo 22 da Declaração Universal dos Direitos Humanos e nessa analise comparou com os objetivos do desenvolvimento sustentável. “Pensar direitos humanos é pensar desenvolvimento humano”, concluiu.

O Seminário é realizado pelo Centro Universitário Católica do Tocantins – Unicatólica, a Universidade Federal do Tocantins – UFT, a Universidade Estadual do Tocantins – Unitins e a Escola Superior da Magistratura Tocantinense – ESMAT, e segue até o dia 02 de junho, com transmissão no Youtube do Unicatólica.

Confira a programação, clicando aqui.

Publicado por Jordania Negreiros Mota

14 maio 2024