mar

2º intencivil encerrou sábado, 12

Encerrou no último sábado, dia 12 de março, o 2º Intensivo de Conhecimento em Engenharia Civil, o Intencivil. O evento começou no dia 09 de março, com a palestra “Mudanças de Paradigma na Reabilitação de Estruturas de Concreto”, que foi ministrada pelo PHD Ênio Pazini Figueiredo, responsável pela avaliação das estruturas de concreto e pelos projetos de reparo e recuperação do Maracanã.

Durante a palestra de abertura, Ênio apresentou estudos de casos das obras Olimpíadas e Copa do Mundo, e também enfatizou sobre a importância do diagnóstico. “Não é possível fazer o diagnóstico somente com olhos, se fizermos isso vamos dar dinheiro para os advogados. Precisamos usar as novas tecnologias com sabedoria para os diagnósticos”, falou Pazini.

Nos dias 10 e 11 de março, os estudantes participaram durante o dia dos minicursos Dosagem de Concreto através do Seven Steps Method – ACI; Conceitos de Eletricidade Básica; Engenharia e Segurança do Trabalho: Acidentes na Construção Civil; Uso da HP – 50G aplicado à resolução de problemas na Engenharia e Noções para criar Planilhas Excel para cálculos de Orçamento; Processos Construtivos e Controle de Materiais e Equipamentos em Obras de Saneamento; Utilização de Lã de Pet em Construções Drywall; Energia Limpa: Utilização de Placas Fotovoltaicas; Gerenciamento e Destinação Final de Resíduos Sólidos Gerados na Construção Civil e Projetos de Engenharia Civil: Desenvolvimento, Leitura e Compreensão.

Sobre o curso de Gerenciamento e destinação final dos resíduos, o estudante Eduardo Gonçalves falou sobre a importância do tema. “Esse é um tema inerente ao atual cenário que vivemos, pois trata de questões como a reutilização desses resíduos evitando que causem um impacto maior ao meio ambiente”, disse o estudante.

O estudante de Engenharia Elétrica, Moises Queiroz falou sobre a importância do minicurso de Energia Limpa. “Esse tema é importante devido a crise hídrica vivenciada nos últimos anos em nosso país e a constante busca por fontes de energia renováveis”, concluiu Moises.

Durante o Intencivil, os participantes também assistiram às palestras dos doutores Flávio Roldão e Gilson Marafiga sobre Desenvolvimento de aplicativos para rotinas de cálculo, verificação e detalhamento de elementos de concreto armado e sistemas construtivos em alvenaria estrutural.

22 julho 2024
UniCatólica oferece mais de 70 bolsas integrais no Prouni
22 julho 2024
UniCatólica celebra parceria com empresa global de sementes