Curso
UniCatólica sedia simpósio de cardiologia veterinária
Na quinta-feira, 26 de outubro, o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) foi o anfitrião do 1° Simpósio Tocantinense de Cardiologia Veterinária. Organizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária, o evento contou com o apoio do UniCatólica.
A iniciativa proporcionou aos acadêmicos de Medicina Veterinária uma visão abrangente da cardiologia veterinária, conforme destaca a Professora Doutora Karina Perehouskei. “A importância de sediar o 1° Simpósio Tocantinense de Cardiologia Veterinária é a visibilidade do UniCatólica em meio à comunidade acadêmica, assim como a importância dessa parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária”, afirma a docente que ressalta a importância de eventos como este na instituição, destacando como eles facilitam o acesso ao conhecimento e possibilitam a participação dos acadêmicos em encontros com especialistas. “O médico veterinário Lucas de Carvalho Navajas, é uma autoridade na cardiologia veterinária e os estudantes tiveram a oportunidade de assistir a palestrar e ter acesso ao conhecimento sem a necessidade de longas viagens e custos elevados. Isso traz benefícios tanto para nossos acadêmicos quanto para a comunidade de médicos veterinários em geral”, afirma Karina.
Na ocasião, os acadêmicos participaram das palestras “Avaliação pré-operatória” e “Como atender o paciente cardiopata no plantão”, ministrada pelo Professor Doutor Lucas Navajas. O acadêmico do nono período de Medicina Veterinária, Gheuckne Jonas da Silva Godoy, destaca os aprendizados obtidos durante o simpósio. “Foi uma experiência muito inovadora! Acompanhei cardiologia nas matérias de Fisiologia e Anestesiologia, porém não com a profundidade no assunto que o Doutor Lucas Navajas descreveu, agradeço por ensinar tanto em tão pouco tempo, depois desse simpósio até aprendi a avaliar eletrocardiograma (ECG)”, compartilhou o estudante.
A acadêmica Samuelle H. P. Straiotto, do sexto período de Medicina Veterinária, também esteve presente no simpósio e partilha a sua experiência. “Para mim poder ter a oportunidade de adentrar mais sobre a especialidade da cardiologia foi um privilégio, já que muitas vezes nós estudantes ficamos muito robotizados com o padrão sendo que temos um leque de possibilidades”, afirmou a estudante. “Foi realmente incrível poder aprender e tirar dúvidas com o presidente do Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária e relembrar o que foi ensinado em sala de aula. Quero só agradecer a organização do UniCatólica por nos proporcionar essa experiência inédita”, concluiu.
Publicado por Lorenna Costa