UniCatólica recebe selo de responsabilidade social da ABMES

O Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) recebe o selo de Instituição Socialmente Responsável, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), referente às atividades desenvolvidas em 2023.

A conquista certifica que a instituição participou da 19ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, bem como é comprometida com o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável da comunidade onde está inserida.

A Campanha, realizada desde 2005 pela ABMES, tem como principal objetivo aumentar a visibilidade das ações de responsabilidade social realizadas pelas instituições de ensino durante o ano. Integram a iniciativa projetos das mais diversas áreas como saúde, educação, esporte, lazer, cultura e meio ambiente de forma que estimulem na comunidade acadêmica o engajamento social para uma educação cada vez mais humana e inclusiva.

A pró-reitora acadêmica Ma. Mariana Lacerda Barboza Melo fala sobre a importância da certificação. “Sermos contemplados mais uma vez pelo selo de responsabilidade social da ABMES nos faz confirmar a importância dos princípios e objetivos estabelecidos na proposta do Ecossistema Educativo do UniCatólica, contemplando um processo de formação significativa e integral que busca entregar à sociedade profissionais competentes e qualificados; pessoas de/e com valores profissionais capazes de transformar a sociedade por meio da atuação responsável no mundo.”

Entre as iniciativas reconhecidas, está o projeto UMA Estação Florescer, que criou um espaço de acolhimento e desenvolvimento de habilidades e competências voltadas à alfabetização e ao letramento das pessoas idosas da Universidade da Maturidade (UMA), da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O Projeto é dividido em turmas baseadas em três eixos: desenvolvimento da produção textual, curso preparatório para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e leitura e escrita digital.

As atividades foram executadas pelos cursos Enfermagem, Psicologia e Pedagogia sob coordenação da Professora Dra. Patrícia Ferreira Nomelline. “É muito gratificante trabalhar em uma Instituição que se preocupa com o futuro e, onde há envolvimento da comunidade acadêmica com a responsabilidade social do ensino”, relatou.

Outra iniciativa responsável pelo concedimento do selo foi a criação de pontos de entrega voluntária onde os cidadãos podem depositar diferentes tipos de materiais recicláveis de forma separada, facilitando o processo de reciclagem e contribuindo para a preservação do meio ambiente, denominados como ecopontos.

Nesses locais, foram disponibilizados recipientes ou contêineres específicos para diferentes categorias de materiais, tais como papel, plástico, metal, vidro e resíduos orgânicos. Dessa forma, os cidadãos podem descartar seus resíduos de acordo com a classificação apropriada, simplificando a triagem e a reciclagem posterior.

A implementação dos ecopontos tem como objetivo principal promover a coleta seletiva e o descarte adequado dos resíduos sólidos, evitando que sejam misturados e encaminhados a aterros sanitários. Além disso, a reciclagem dos materiais coletados nos ecopontos contribui para a preservação dos recursos naturais, a redução da poluição e a diminuição da quantidade de resíduos enviados aos aterros.

Publicado por Luma Marinho

25 abril 2024