dez

Unicatólica realiza teste de conectividade de baixa órbita

Unicatólica e startup realizam teste de conectividade de internet via satélite de baixa órbita

Aconteceu na última terça-feira, 13, o teste de conectividade de internet via satélite de baixa órbita (banda larga e IoT), iniciativa do Centro Universitário Católica do Tocantins – Unicatólica em parceria com a startup AR Inovações Tecnológicas. O teste realizado na unidade II possibilitará levar inovação e tecnologia a qualquer lugar do mundo.

Visando alavancar a agroinovação do Tocantins a parceria do Unicatólica com a startup vai ajudar nos projetos de internet das coisas e de inteligência artificial nos setores da agroinovação, da saúde, cidades inteligentes, meio ambiente e outros.

O professor doutor Peter Gaberz Kirschnik destacou a importância de tecnificar melhor a pecuária em geral. “É muito importante para fazer um controle nesses meios que envolve a internet, captura de dados, transporte de dados em que podemos ter uma altitude em tempo real. Então quando esse tipo de dados chega rápido para o produtor ou para o técnico, faz com eles possam tomar decisões rápidas evitando cometer erros ou elevar a perda por algum motivo: seja por chuvas, ou por falta de energia, ou até por algum equipamento quebrado. Como também na hora de vender, comprar, mudar o manejo, a hora de plantar, adubar tudo isso tem a ver com informações e quanto mais rápido elas chegam, melhor para o produtor”, explanou.

O sócio fundador e diretor de inovações e parcerias da startup AR Inovações Tecnológicas, Alex dos Santos Medeiros, explicou que o teste foi realizado e concluído com sucesso. “Estamos prontos! Conseguimos levar conectividade em banda larga via satélite com tecnologia via laser e satélite IoT de baixa órbita, que é a mais nova tecnologia do mundo. Com esse equipamento, conseguimos levar internet para qualquer lugar do mundo que não tenha conectividade. Essa inovação permite levar mais tecnologias e possibilidades em agroinovação para os produtores, fazendeiros e cooperativas”. Alex reforçou ainda que não existe melhor conectividade, existe o que o cliente precisa, “a startup está pronta para oferecer a melhor solução em conectividade para o produtor em qualquer lugar do Brasil”.

Publicado por Rebeca Oliveira

25 abril 2024