fev

UniCatólica realiza mutirão de vacinação em parceria com a Semus

Mais de 200 alunos, colaboradores e membros da comunidade foram vacinados na tarde da última quarta-feira, 28. O Centro Universitário Católica Tocantins (UniCatólica) realizou um mutirão de vacinação organizado pelo curso de Enfermagem em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O mutirão que teve início às 16h , ofertou vacinas para Covid-19, Influenza e rotina adulto (difteria, hepatite B e febre amarela).

Para a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Esp. Alice Camarolli, a campanha é um auxílio para os estudantes da instituição. “O Unicatólica preza por promover o ensino e também pela saúde e bem-estar da comunidade. A parceria que nós temos com a Secretaria Municipal de Saúde é muito importante para mobilizar os alunos e a comunidade da região, agindo como um facilitador, principalmente para aqueles que trabalham o dia todo e já vem direto para a faculdade.  O curso de enfermagem pensou nessa estratégia para que os nossos alunos pudessem atualizar o cartão de vacina”, explicou. A professora reforça ainda a importância da vacinação principalmente na prevenção de casos graves de doenças. “A vacinação é uma proteção importante tanto individualmente quanto coletivamente. É uma forma importante de prevenir casos graves de doenças, além de impedir o retorno das que já foram erradicadas. Passamos por um período muito difícil de pandemia e agora temos novamente aumento de casos na nossa região. A vacinação ajuda nesse processo, para que não se torne novamente uma pandemia. Acredita-se que a redução do número de casos, é por causa da vacinação”, conclui.

Estudantes e membros da comunidade participam do mutirão da vacinação no UniCatólica.

No último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura de Palmas foram contabilizados 507 novos casos de Covid-19 apenas na primeira semana de fevereiro, esse ano foram registrados 1.817 casos da doença, enquanto mais de 5 mil vacinas foram aplicadas.  A Semus se mostra otimista em relação à parceria. “Agradecemos o convite para atingir esse público do UniCatólica e fazermos a atualização tanto do cartão de rotina do público adulto quanto da Covid-19, Influenza e campanhas ainda vigentes”, declarou o enfermeiro da Semus, Haroldo Dias Santos.

A estudante de Enfermagem Isabella Batista do Nascimento, se vacinou e reforçou o recado sobre a importância desse gesto coletivo: “Acho ações como essa muito importantes, principalmente agora que estamos vendo aumento nos casos de Covid e de dengue. A participação de todos é essencial nesse momento, não tem dificuldade e nem dói”. Quem também vacinou foi Paulo Cesar de Oliveira, de 74 anos. O aposentado não perdeu tempo quando soube da campanha. “Me avisaram do mutirão e como moro aqui perto, resolvi vir, ainda não tinha vacinado esse ano e achei a iniciativa muito boa”, declarou.

Publicado por Luma Marinho

25 abril 2024