out

UniCatólica realiza Dia da Responsabilidade Social

O Centro Universitário Católica do Tocantins realizou neste sábado, 28 de setembro, de 9h às 12h, na Escola Municipal de Tempo Integral Santa Bárbara, mais uma edição do Dia da Responsabilidade Social.

As ações foram realizadas pela equipe de colaboradores e acadêmicos do UniCatólica, em parceria com Colégio Marista e Leo Clube, por meio de oficinas, palestras e recreação, com o objetivo de contribuir com a comunidade escolar por meio de ações sócio-econômico-ambiental.

Para Philipe Magalhaes Assunção, presidente do Leo Clube, que é um grupo de serviço pertencente ao Lions Clube de Palmas, organização internacional que proporciona essas ações sem fins lucrativos, a parceria com o UniCatólica é uma forma de contribuir com a sociedade. “Conseguimos contribuir com a sociedade, dando para estas crianças um momento de atenção e proporcionando brincadeiras para que seus pais possam se capacitar nas oficinas. É o mínimo que podemos fazer”, comenta.

As oficinas e palestras ofertadas para os adultos foram: Oficina de maquiagem; Oficina de construção de composteira para residência; Oficina de confecção de xícaras de pneus; Oficina básica de Instalações elétricas residencial; Oficina de customização de roupas usadas; Oficina de Contabilidade doméstica; Palestra sobre “Contrato de trabalho, Rescisão de contrato e MEI”; Palestra “Empreendedorismo Feminino”; Palestra “Essa Palestra é Fake – Aprenda como são feitas as Fakenews”; Palestra de “Onde Vieram os Direitos Humanos?”; Palestra “Dicas de economia de água em residência”; Realização de Corte de cabelo.

Para o acadêmico do 5º período do curso de Zootecnia, Kássio Gomes Barros, que estava trabalhando como voluntário na oficina de construção de composteira para residência, disse que “o que muda além do convívio com outras pessoas, outras histórias, é a oportunidade de aprender coisas novas, é uma experiência surreal pois nunca tive a oportunidade de vir para essa região, eu costumava ir até à faculdade, essa experiência nos modifica, as crianças nos mostram a simplicidade que é para ser feliz”, fala.

A diretora da escola, Adriana Pereira, disse que “nós somos uma comunidade muito carente, carente de cultura, carente de espaço de diversão para as nossas crianças, então todas as vezes que alguém se propõe a fazer essa parceria com a gente, nós recebemos de braços abertos. O diferencial desta ação é que trouxe algo diferente para as nossas crianças e para os pais também, porque muitos deles não têm formação técnica em nada. Na oficina de Maquiagem, por exemplo, perguntas que para nós são muito simples, você vê que eles têm dificuldade, um corte de cabelo que para nós é algo tranquilo, eles vêm para cortar porque é gratuito. Um evento como esse é muito bom, porque a comunidade é muito carente e precisa dessa atenção, desse cuidado, desse carinho. Agradecemos ao UniCatólica, por ter nos escolhido e escolhido a nossa comunidade para realizar essa ação”, comenta.

A doméstica Ana Flavia Serejo, participante da oficina de customização de roupas usadas, gostou muito da ação. “Eu não sabia nada de como customizar roupa, sobre aplicar o desenho na camiseta, essas coisas nem passavam pela minha cabeça, aprendi como gerar renda de uma maneira que nunca imaginei, além da oficina, poder ver os meus filhos brincando, socializando, foi muito bom”, diz.

Para a colaboradora e voluntaria da ação, Vilmara Neves, “participar do projeto “Dia da Responsabilidade Social” promovido pelo UniCatólica foi gratificante. O empenho, dedicação dos envolvidos e o acolhimento da direção da escola ETI Santa Bárbara, foi essencial para fazermos a diferença na vida das pessoas daquela comunidade. O momento proporcionou uma experiência de aprendizagem, integração e doação para com o próximo. Doação essa reciproca, expressa no olhar de alegria das crianças durante todo o evento”, comenta.

Uma das organizadoras do evento, professora mestra Chryss Macedo, fala que “nós estamos muito felizes com a realização desse evento, com a participação dos nossos colaboradores, nossos voluntários, nossos alunos e parceiros, que vieram para cá fazer essa participação, esse dia de ação. Temos muito a agradecer por cada um abrir mão de suas atividades e virem para cá, abrirem mão de estar em suas residências para vir estar aprendendo e participando. Nosso objetivo de mobilizar a comunidade no entorno escolar da Escola de Tempo Integral Santa Barbara foi alcançado, ficamos imensamente gratos por isso”, finaliza.

Publicado por carla adriana

30 abril 2024