nov

UniCatólica promove Dia de Campo dos cursos de agrárias

No último sábado, dia 18 de novembro, aconteceu mais uma edição do Dia de Campo Agrárias, sediado na Unidade II do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica). O evento foi um encontro que reuniu membros da comunidade, profissionais, docentes e estudantes das ciências agrárias, com o propósito de apresentar as contribuições inovadoras e compartilhar conhecimentos sobre práticas sustentáveis ​​e avanços tecnológicos no setor. Na ocasião, também estiveram presentes a Reitora, Dra. Andrea Carla Alves Borim e a Pró-Reitora Acadêmica, Ma. Mariana Lacerda Barboza Melo.

Os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia se uniram para criar estações de visitação, cada uma abordando uma gama diversificada de temas. Desde o bem-estar na avicultura até o controle de parasitas em gados de leite, passando pelo uso de drones na agropecuária, o evento ofereceu um panorama abrangente das áreas em destaque. Além disso, contou com a participação ativa de empresas renomadas como a Ballagro, que apresentou suas soluções em controle biológico, e Fazendão Agronegócio, focado em estratégias de armazenamento, recepção e industrialização de grãos. Este diálogo entre academia e setor produtivo proporcionou um ambiente rico em trocas de experiências e aprendizados práticos, fortalecendo ainda mais os laços entre teoria e aplicação no campo agrícola.

O coordenador do curso de Agronomia, Professor Me. Thadeu Teixeira Junior, ressalta que o evento é uma oportunidade para o UniCatólica divulgar todas as ações e projetos desenvolvidos dentro da instituição. “O objetivo central do Dia de Campo realmente é esse: abrir as portas da universidade, do Centro Universitário Católica do Tocantins, para a sociedade, para o setor produtivo do agro, para que eles conheçam o que nossos estudantes estão fazendo e vejam que nossos estudantes são os protagonistas de todo o evento, tanto na organização quanto na apresentação dos trabalhos desenvolvidos por eles.”, afirmou o docente.

Para Kedma Nayra, coordenadora do curso de Zootecnia, a formação integral é um compromisso da instituição com os acadêmicos. “Nós, enquanto centro universitário, somos responsáveis por uma formação para além das competências técnicas, mas também com competências comportamentais. Colocar o conhecimento a favor da comunidade possibilita ao acadêmico a geração de novos conhecimentos, permitindo-lhes condições de crescimento pessoal, capazes de compreender as necessidades do mundo”, frisou a coordenadora.

Experiência acadêmica

O acadêmico do nono período de Medicina Veterinária, Thiago Azevedo, compartilha os aprendizados do Dia de Campo. “O dia de campo no UniCatólica foi uma experiência incrível! Pude vivenciar momentos e experiências na prática, aprendendo mais sobre diferentes áreas e interagindo com colegas e professores. Como estudante da instituição, me sinto realmente privilegiado por ter a oportunidade de participar desses eventos que enriquecem tanto a nossa formação.”, ressaltou o estudante.

A acadêmica do sexto período de Medicina Veterinária, Marianna da Silva Morais, também participou ativamente do evento, representando a estação de práticas de bem-estar no setor de avicultura. “Participar do Dia de Campo foi uma experiência muito bacana. Eu ainda não havia participado, e para mim foi muito diferente, principalmente por estar incluído na disciplina de produção de aves e suínos. Ali, pudemos mostrar o trabalho que desenvolvemos durante esse período, todo o esforço na criação das galinhas de postura da Unidade II, o que trouxe grande enriquecimento para nossa área profissional. Ter aquelas pessoas que visitaram, tanto acadêmicos como produtores, para compartilhar o que adquirimos durante todo o período na disciplina, naquele dia, foi bastante gratificante. Esclarecer as dúvidas desses produtores, mostrar para eles que é possível sim, promover o bem-estar desses animais e, claro, visando uma maior produtividade, o que vai gerar renda para eles.”, compartilhou Marianna.

Publicado por Lorenna Costa

25 abril 2024