Termina hoje, 15, o prazo para se inscrever no Enem

As inscrições para o  Exame Nacional do Ensino Médio de 2012 (Enem) terminam hoje, dia 15. Os interessados devem acessar o site até as 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira.

Site:  http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/

O estudante que for fazer o Enem 2012 precisa ter CPF próprio, não éaceito documentos da mãe ou do pai. É preciso preencher os dados de contato,como endereço de e-mail e telefone celular, com muito cuidado. Um erro e ocandidato pode ficar sem receber comunicações importantes do Inep. Além disso, não vai conseguir recuperar a senha do sistema de acompanhamento da inscrição.

Estudantes de escolas públicas não precisam pagar a taxa de R$ 35. Durante o preenchimento do formulário, o candidato precisa selecionar se estudou em escola pública ou particular. Se o aluno egresso de uma instituição pública selecionar, por engano, que estudou em escola privada, não conseguirá aisenção de taxa.

O estudante precisa escolher o município onde fará o exame e boa partedos erros na inscrição se concentram nesta etapa. Só precisam ser selecionadosa UF e a cidade.

Se o candidato é portador de necessidades especiais ou precisa de algum atendimento específico, precisa prestar atenção no preenchimento do formulário. É necessário responder “sim” à pergunta “Possui deficiência ounecessidade de atendimento diferenciado? ‘ e, então, indicar o tipo de atendimento.

O exame será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro. No ano passado, cercade 6 milhões de estudantes se inscreveram no Enem e pouco mais de 5 milhões pagaram a taxa que confirma a inscrição. Desde 2009, a prova ganhou mais importância porque passou a ser usada por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais.

A participação no exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), o Prouni (Programa Universidade paraTodos) e o Ciência sem Fronteiras.

30 abril 2024
Inscrições abertas para competição de ponte de palito de picolé
30 abril 2024
Educadores e acadêmicos se reúnem em Café com a Reitora